Notícias
PORTAL DE PERIÓDICOS
Webinar explica uso de plataforma com conteúdo histórico
O Portal de Periódicos da CAPES promove no dia 14 de outubro, às 15 horas, o webinar sobre as ferramentas de consultas de uma das principais plataformas acadêmica de apoio à pesquisa, a Alexander Street uma editora científica vinculada à Clarivate. Na palestra, os usuários aprenderão técnicas de busca e navegação para explorar partituras, gravações e textos históricos.
No evento, os participantes terão informações para acessar, com melhor aproveitamento, conteúdos de quatro coleções disponíveis no Portal de Periódicos: Listening Collection, Classical Scores Library Collection, The Digital Library of the Catholic Reformation e The Digital Library of Classic Protestant Texts.
O webinar também demonstrará exemplos práticos de uso em aula, biblioteca e trabalhos de pesquisa. Com ferramentas interativas, a Alexander Street também apoia o processo de ensino e aprendizagem em diversas disciplinas. O conteúdo abrange principalmente as áreas de Ciências Humanas, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Religião e Teologia, Educação, Filosofia, Geografia, História, Psicologia, Sociologia, Linguística e Letras, Artes e Música.
As coleções da Alexander Street fornecem obras de referência que incluem diversos tipos de documentos, como texto, faixas de áudio, vídeos e imagens em diferentes áreas do conhecimento, como Teologia, Filosofia, Artes e Música. Há biblioteca de partituras clássicas e estudos dos conflitos religiosos e sociais dos séculos XVI e XVII. São 845 títulos de 277 autores.
Serviço
Webinar Música, História e Pesquisa: Um Guia Prático para Explorar a Alexander Street
Data: 14/10/2025
Horário: 15h
Link de inscrição: registro Música, História e Pesquisa: Um Guia Prático para Explorar a Alexander Street - Webex
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
