Notícias
EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
SBPC: MEC e CAPES participam com palestras, estande e treinamentos

- Tema da 77ª Reunião Anual da SBPC é “Progresso é ciência em todos os territórios” (Foto: Divulgação/SBPC)
Apresentações do ministro da Educação, da presidente e de diretores da CAPES, um estande e treinamentos do Portal de Periódicos compõem a participação do Ministério da Educação (MEC) e da CAPES na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro é sediado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no campus Dois Irmãos, em Recife (PE), até sexta-feira, 18 de julho, com o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”.
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da abertura do evento, realizada no Teatro do Parque no domingo, 13. A gestora observou que “os Sistemas Nacionais de Pós-Graduação (SNPG) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) se retroalimentam”. O restante da programação, todo na UFRPE, está disponível no site da SBPC. As atividades começam nesta segunda-feira, 14. A Coordenação marcará presença em quatro mesas-redondas. Das 13h às 15h30, serão três simultâneas:
- “Territórios e ciência: diversidades e desigualdades. Como são tratadas pelas políticas públicas?”, no Salão Nobre da Reitoria. A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participa.
- “A comunicação científica: desafios e oportunidades”, na Sala de Seminários do Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola. Participa o diretor de Programas e Bolsas no País, Luiz Pessan.
- “O Pibid como política de formação inicial de professores: 18 anos de uma proposta de sucesso”, no auditório da Biblioteca Central. Da CAPES, vai a coordenadora-geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas, Lorena Damasceno.
A outra mesa da segunda-feira será às 16h. Luiz Pessan, também no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola, dessa vez no auditório na unidade, debaterá “Programas multicampi e a interiorização da pós-graduação stricto sensu”.
Na terça-feira, 15, o ministro da Educação, Camilo Santana, promove uma conferência às 10h, no Salão Nobre da Reitoria. À tarde, dois diretores da CAPES participarão de debates. Às 13h, Antonio Amorim (Educação a Distância) comporá a mesa sobre “A crise nas licenciaturas e formação de professores”, no Salão Nobre da Reitoria. Já às 16h é a vez de Rui Oppermann (Relações Internacionais). O gestor discutirá “Um olhar sobre o ensino superior no Brasil”, às 16h, no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola.
O último gestor da CAPES a participar de discussões será o diretor de Avaliação, Antonio Gomes de Souza Filho. Será às 13h da sexta-feira, 18, na mesa-redonda “As mudanças na avaliação da produção científica da pós-graduação e seus impactos”, no Salão Nobre da Reitoria. O mesmo local sediará a sessão de encerramento, às 18h30.
A CAPES na ExpoT&C
A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne instituições de ensino superior, agências de fomento, institutos de pesquisa, sociedades científicas, entre outros, que se organizam em estandes. A CAPES é, como de praxe, uma das expositoras neste ano, assim como a própria UFRPE, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a American Chemical Society (ACS). Confira a lista completa.
Quem passar pelo estande da CAPES poderá responder um jogo de forca com informações sobre programas e outras ações da Coordenação. Haverá distribuição de brindes aos participantes: 500 porta-celulares brancos com a logomarca da CAPES, 500 blocos de anotação com a logomarca do Portal de Periódicos, 500 pins de metal com o selo comemorativo da reunião e 500 cartelas com adesivos do selo comemorativo.
Para além do estande, o Portal de Periódicos da CAPES promoverá treinamentos ao longo da semana no auditório da ExpoT&C. Os horários são das 9h30 às 10h na segunda, 14; das 10h30 às 11h na terça, 15; das 15h30 às 16h na quarta, 16; das 10h30 às 11h na quinta, 17; e das 15h às 15h30 na sexta, 17.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
