Notícias
HUMBOLDT
Resultado de seleção para bolsas na Alemanha é publicado

- Imagem: A Fundação Alexander von Humboldt é parceira da CAPES em programa de mobilidade acadêmica (AvH/Divulgação)
Está disponível a relação das 15 candidaturas aprovadas na 23ª chamada do Edital nº 14/2022, do Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt. Oito pessoas foram selecionadas como pesquisadores experientes, enquanto as outras sete farão pós-doutorado, todos em instituições de ensino e pesquisa na Alemanha.
As candidatas e candidatos rumarão para 14 universidades diferentes, ao todo. A única instituição repetida nesta chamada é a Universidade Livre de Berlim. Cidades como Munique, Hannover e Münster também constam entre os destinos dos pesquisadores.
Em relação às bolsas, a modalidade de pós-doutorado é destinada a pesquisadores em início de carreira acadêmica que tenham obtido o título de doutor há menos de quatro anos. A de pesquisador experiente (professor-visitante sênior) é para quem tem perfil de pesquisa consolidado, com título de doutorado há menos de 12 anos.
O programa é voltado a pesquisadores de alto nível. E, como forma de assegurar a continuidade dos trabalhos de uma iniciativa de sucesso, a CAPES e a Fundação Alexander von Humboldt renovaram recentemente o acordo de cooperação que estabelece as diretrizes da parceria. A vigência é até 2030.
Sobre o Programa
O Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt busca aprimorar a qualidade profissional e acadêmica dos pesquisadores brasileiros por meio de atividades em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, ampliando o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e do exterior. A iniciativa oferece oportunidades para atualização de conhecimento e incorporação de novos modos e modelos de gestão da pesquisa, dando mais visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As regras para participar estão no site da Fundação Alexander von Humboldt, parceira da CAPES no Programa.
A Fundação Alexander von Humboldt foi criada pelo Governo da Alemanha em 1860, com a finalidade de auxiliar cientistas alemães a realizar pesquisas em outros países. Localizada em Bonn, a instituição já atendeu mais de 29 mil pesquisadores em mais de 140 países e teve 50 ganhadores do Prêmio Nobel.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES