Notícias
INTERNACIONALIZAÇÃO
Parceria CAPES e Humboldt se estenderá até 2030
A CAPES e a Fundação Alexander von Humboldt renovaram o acordo de cooperação, que passa a vigorar até 2030. O termo de aditivo ao plano de trabalho que prevê mais três processos seletivos de bolsas para estudos na Alemanha foi assinado na última sexta-feira, 25 de abril, pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Denise Pires de Carvalho. Um novo edital para essas seleções deve ser lançado ainda em 2025.
Com a expansão do acordo, a CAPES investirá mais R$ 17,4 milhões no programa de bolsas, em parceria com a Humboldt, destinado a pós-doutores brasileiros em instituições alemãs, que vigora desde 2012. A cooperação fomenta a internacionalização e incentiva a produção científica entre pesquisadores dos dois países. “É uma grande honra para o Brasil continuar essa importante parceria com a Alemanha”, ressaltou Denise Pires de Carvalho.
O programa oferece duas modalidades. Uma para pós-doutorado, destinada a pesquisadores, em início de carreira acadêmica que tenham obtido o título de doutor há menos de quatro anos. Outra para pesquisadores experientes (professor-visitante sênior), com perfil de pesquisa consolidado e doutorado há menos de 12 anos.
A assinatura foi acompanhada pelas representantes da Humboldt, Ina Heinevetter e Mira Albus. Pela CAPES, o diretor de Relações Internacionais, Rui Oppermann, as coordenadoras-gerais da diretoria, Helena Albuquerque e Idelazil Talhavini, e pela chefe de gabinete da Presidência, Priscila Ubriaco.
Sobre o Programa
O Programa Bolsas para Pesquisa CAPES/Humboldt busca aprimorar a qualidade profissional e acadêmica dos pesquisadores brasileiros por meio de atividades em instituições de ensino e pesquisa estrangeiras, ampliando o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e do exterior. A iniciativa oferece oportunidades para atualização de conhecimento e incorporação de novos modos e modelos de gestão da pesquisa, dando mais visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira. As regras para participar estão no site da Fundação Alexander von Humboldt, parceira da CAPES no Programa.
A Fundação Alexander von Humboldt foi criada pelo Governo da Alemanha em 1860, com a finalidade de auxiliar cientistas alemães a realizar pesquisas em outros países. Localizada em Bonn, a instituição já atendeu mais de 29 mil pesquisadores em mais de 140 países e teve 50 ganhadores do Prêmio Nobel.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

