Notícias
PÓS-GRADUAÇÃO
Publicado resultado do Procad Segurança Pública e Democracia
A CAPES/MEC e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) publicaram a relação dos projetos selecionados pelo edital conjunto 1/2025 do Programa Ação de Apoio à Cooperação Acadêmica (Procad) Segurança Pública e Democracia.
Foram classificadas 24 propostas com notas superiores a 70, de acordo com os critérios de seleção. Desse total, os projetos aprovados na primeira colocação em cada um dos seis eixos do programa receberão recursos que totalizam R$ 6 milhões para investimento em pesquisa e formação.
- No eixo 1, de Avaliação de implementação de políticas de segurança pública, o projeto melhor colocado foi o da Universidade de Brasília (UnB).
- No eixo 2, de Saúde e qualidade de vida no trabalho dos profissionais do SUSP, a proposta que ficou em primeiro lugar foi a da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
- No eixo 3, de Atuação do crime organizado e estratégias de enfrentamento, o projeto classificado com a maior nota foi o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
- No eixo 4, de Segurança pública e o enfrentamento das desigualdades racial e de gênero, a primeira colocação ficou com a Universidade de Pernambuco (UPE).
- No eixo 5, de Impactos da incidência de armas de fogo na segurança pública, a UnB também teve o projeto aprovado em primeiro lugar.
- No eixo 6, de Vitimização e letalidade na atuação policial, a proposta classificada com a maior nota foi a da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Os recursos serão destinados à concessão de bolsas de mestrado, por 24 meses, doutorado, por 36 meses, e pós-doutorado e iniciação à extensão, por 12 meses, além de verba para custeio. O início das atividades está previsto para janeiro de 2026.
O Procad Segurança Pública e Democracia vai fomentar a pesquisa acadêmico-científica e a formação de pessoal altamente qualificado em temas prioritários da segurança pública. O objetivo do edital é incentivar a cooperação acadêmico-científica entre Instituições de Ensino Superior, Instituições de Segurança Pública, centros de pesquisa e organizações atuantes no campo da segurança pública. A iniciativa também pretende promover a produção de conhecimento e investir em atividades de extensão.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES
