Notícias
GESTÃO
Jornal O Estado de S. Paulo entrevista presidente da CAPES
Com o título “Formar pessoal é uma questão de democracia e soberania”, entrevista da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira, 31 de julho. No texto, a dirigente defende investimentos na educação superior para o Brasil alcançar os padrões dos países desenvolvidos.
A presidente da CAPES destacou que o Brasil precisa ampliar ainda mais a formação de mestre e doutores. Em 2024, o país titulou mais de 60 mil mestres e 25 mil doutores. “Foi uma das únicas metas atingidas do Plano Nacional de Educação, demonstrando que temos um sistema nacional de pós-graduação maduro. Precisamos agora ganhar escala”, reforçou.
Denise Pires de Carvalho falou também ao Estadão sobre a situação dos pesquisados que desistiram de fazer o doutorado-sanduíche nos Estados Unidos, do Programa de Estudantes-Convênios de Graduação (PEC-G) e das novas regras para o processo de ensino e aprendizagem na pós-graduação stricto sensu, presencial e a distância.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
