Notícias

SAÚDE ORAL

Estudo investiga a relação entre infecções orais e doenças no fígado

O trabalho foi publicado no periódico científico International Endodontic Journal
Publicado em 28/05/2021 11h12 Atualizado em 28/05/2021 16h16

Pesquisa realizada pela bolsista da CAPES, Cristiane Cantiga da Silva, em sua dissertação de mestrado em Endodontia, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Odontológica, da Faculdade de Odontologia do Campus de Araçatuba (FOA-Unesp/SP), avaliou a inter-relação entre periodontite apical, doença infecciosa que se desenvolve, na maioria das vezes, a partir de uma lesão de cárie, e a fibrose hepática, doença crônica que acomete o fígado.

Segundo Cristiane, a pesquisa teve como finalidade verificar se a fibrose hepática influencia na resposta imunológica à infecção oral. “Os resultados iniciais mostraram que a fibrose hepática aumenta a inflamação da periodontite apical e, consequentemente, exacerba a destruição do tecido ósseo que envolve a raiz do dente”, explica.

A pesquisadora conta que por se tratar de uma doença sistêmica e afetar todo o corpo humano, a fibrose hepática agrava a periodontite apical, pois aumenta o número de células e citocinas pró-inflamatórias que geram as lesões dentárias.

Outro objetivo seria conscientizar os profissionais da área da saúde sobre a importância de protocolos de atendimento bem aplicados: “É importante sempre solicitar encaminhamento a médicos especialistas, para que sejam avaliadas as condições sistêmicas de cada paciente, e tratar de forma multidisciplinar”. Ela ressalta ainda que um sistema imunológico saudável favorece o reparo da periodontite apical após o tratamento conhecido como “de canal”.

O estudo foi publicado no periódico científico International Endodontic Journal, e também conquistou o 1º lugar na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), em 2020, e em 2019 foi premiado com 2º lugar, na mesma reunião.

 

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa(Foto: iStock.com/AnatoliyGleb)
Imagem 1: Cristiane Cantiga da Silva, bolsista CAPES e especialista em endodontia (Foto: Arquivo Pessoal)
Imagem 2: Periodontite apical, doença infecciosa que se desenvolve, na maioria das vezes, a partir de uma lesão de cárie (Foto: Arquivo Pessoal)
Imagem 3: Pesquisadora investiga a relação entre as infecções orais e as doenças no fígado (Foto:Arquivo Pessoal)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES