Notícias
CAMINHOS AMEFRICANOS
Edital de intercâmbio para o Peru convoca candidatos para comissão de heteroidentificação
Foi publicado nesta quarta-feira, 9 de abril, o resultado preliminar do Programa Caminhos Amefricanos – edição Peru, do edital nº4/2024. O documento convoca 81 professores para comparecerem à Comissão de Heteroidentificação da seleção. Os candidatos receberão um e-mail do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com orientações sobre a próxima etapa do processo.
A chamada referente ao Peru selecionará 50 professores da educação básica de instituições públicas brasileiras, que se autodeclarem pretos, pardos ou quilombolas. Em Lima, os participantes irão desenvolver atividades formativas em parceria com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, além de realizar visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus.
O Programa Caminhos Amefricanos é desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Lima, Peru), a Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola) e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) da República Dominicana, com sede em Santo Domingo.
O objetivo do programa é estimular e promover a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o enfrentamento do racismo no Brasil, bem como para a valorização da História e Cultura Africana e da Diáspora Africana, no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais. As ações são realizadas por meio de intercâmbios internacionais de curta duração.
Acesse o resultado preliminar.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
