Notícias

REDES SOCIAIS

Doutores comemoram indicação ao Prêmio CAPES de Tese

Na rede social LinkedIn, os indicados anunciaram a seleção e falaram sobre seus trabalhos
Publicado em 24/05/2021 15h59 Atualizado em 24/05/2021 16h00

Autores indicados ao Prêmio CAPES de Tese 2021 usaram as redes sociais para anunciar a seleção de seus trabalhos. Os programas de pós-graduação (PPGs) foram responsáveis pela escolha nessa fase do concurso, que recebeu a inscrição de 1.376 trabalhos defendidos no Brasil, em 2020.

Diego Sanchez, do PPG em Medicina Veterinária, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi um dos selecionados. Sobre seu trabalho, ele conta que, com a expectativa de reparar tecidos ou órgãos lesionados ou doentes, “abordagens baseadas em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa vêm sendo usadas em animais e humanos”. O programa em Ciência Animal, também da Unesp, será representado por Dielson Vieira. Sua pesquisa validou que leite de cabra possui bioativos com grande potencial científico e biotecnológico. Para ele, mesmo sabendo que a indicação ao prêmio não é certeza de vitória, “ter esse reconhecimento e valorização motivam a continuar na luta por uma ciência de qualidade”.

A tese de Idio Alves Filho foi escolhida pelo PPG em Química da Universidade de Brasília (UnB). Ele trabalhou no desenvolvimento de um novo material, ativado por luz solar, para a remoção de poluentes orgânicos, como o tratamento do esgoto doméstico bruto. Também em Química, Marcos Palmeira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi selecionado pela investigação de compostos de coordenação com diversos centros metálicos, como possíveis agentes antitumorais. Ele afirma que “toda conquista deve ser comemorada e valorizada” e reconhece que tem um longo caminho pela frente, mas espera estar preparado.

Larissa Pacheco, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), também foi selecionada. Ela se considera privilegiada por ter o esforço de sua pesquisa reconhecido e agradeceu à CAPES “por tornar possível o doutorado para mim e tantos outros acadêmicos do Brasil”.

Em setembro, o resultado dessa etapa deve ser divulgado. Os vencedores do Grande Prêmio só serão conhecidos em dezembro de 2021.

Prêmio CAPES de Tese
A iniciativa tem a parceria da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e da Dimensions Sciences. A premiação vai desde apoio à participação em eventos científicos nacionais e internacionais e bolsas de estudo, até prêmios em dinheiro e reconhecimento aos autores, orientadores, coorientadores e ao programa de pós-graduação no qual a tese foi defendida.

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock - Prykhodov)
Imagens dentro da matéria: Reprodução perfis LinkedIn 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES