Notícias
AVISO DE PAUTA
CAPES e Embaixada da França assinarão acordo para concessão de bolsas a indígenas

- Imagem: Capa do material de divulgação (Divulgação)
A CAPES/MEC e a Embaixada da França no Brasil assinarão na segunda-feira, 27 de outubro, acordo de cooperação para viabilizar edital do Programa Guatá – Mobilidade de Discentes Indígenas. A seleção é voltada para estudantes indígenas brasileiros, com oferta de bolsas de doutorado-sanduíche em universidades francesas.
A cerimônia de assinatura será realizada a partir das 14h30, horário de Brasília, no Auditório Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM), e contará com a presença da presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, e do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.
O acordo prevê o financiamento de até 20 bolsas de doutorado-sanduíche, com duração de até nove meses. Será investido cerca de R$ 1,7 milhão, valor a ser compartilhado entre a Coordenação e a Embaixada da França para financiar mensalidades, auxílios de instalação e deslocamento, adicional de localidade e seguro saúde.
As bolsas destinam-se a doutorandos indígenas vinculados a instituições de ensino superior brasileiras parceiras, que deverão apoiar cada bolsista no valor mensal de R$ 7.000.
Iniciado pelo governo francês e universidades brasileiras em 2023, o Programa Guatá promove intercâmbios acadêmicos, científicos e culturais entre Brasil e França pela mobilidade internacional de doutorandos indígenas. O termo “Guatá”, de origem tupi-guarani, significa “caminhar”, simbolizando o movimento de troca, aprendizado e construção conjunta de saberes.
Denise Pires de Carvalho destaca que o Guatá “é mais do que um programa de mobilidade: é um gesto de reconhecimento e valorização da pluralidade dos saberes e da contribuição dos povos indígenas à produção científica brasileira”. Já Emmanuel Lenain diz que “a cooperação franco-brasileira se fortalece quando valoriza a diversidade e cria oportunidades para que diferentes vozes e culturas participem da construção do conhecimento. O programa de bolsas é baseado em valores de excelência, solidariedade e acolhimento”.
A nova edição faz o programa passar a integrar as ações afirmativas da CAPES/MEC. A parceria reforça o compromisso da Coordenação com a promoção da diversidade, da equidade e da internacionalização da ciência.
Serviço
Assinatura de acordo entre a CAPES/MEC e a Embaixada da França no Brasil para lançamento de edital do Programa Guatá
Local: Auditório Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) – Manaus (AM)
Horário: a partir das 14h30, horário de Brasília.
Contatos para Imprensa:
Mariana Martins 61 98199-0353 (CAPES/MEC)
Fernanda Isidoro 61 99966-4771 (Embaixada da França no Brasil)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES