Notícias
NUTRIÇÃO
CAPES e CFN apoiarão 30 nutricionistas em mestrados profissionais

- Imagem: Presidentes da CAPES e do CFN assinaram acordo para apoiar a formação continuada de nutricionistas (Julia Prado - ASCOM/CAPES)
A CAPES/MEC e o Conselho Federal de Nutrição (CFN) assinaram na quinta-feira, 22 de janeiro, acordo para oferecer formação continuada a 30 nutricionistas. Serão dois editais, com 15 vagas cada, voltados para programas de mestrado profissional
Os recursos são de responsabilidade do CFN, totalizando cerca de R$ 1,2 milhão. A undação ficará responsável por coordenar a elaboração, a publicação e a execução das seleções, bem como por analisar os projetos apresentados e acompanhar e avaliar o andamento dos trabalhos.
A oferta será voltada a programas de pós-graduação profissionais que tenham turmas específicas ou vagas destinadas exclusivamente a nutricionistas regularmente inscritos nos Conselhos Regionais de Nutrição (CRN). O primeiro edital está previsto já para 2026, com titulação em 2028. A seleção terá ênfase na redução das assimetrias regionais, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O segundo está estimado para 2028.
“O acordo traz a expansão das atividades de pós-graduação para profissionais da área. É efetivamente uma mudança de paradigma”, disse a presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, ao assinar o acordo, em reunião realizada na sede da Coordenação, em Brasília. Já a presidente do CFN, Manuela Dolinsky, diz que a intenção é “investir na formação continuada dos nutricionistas”.
Também participaram da reunião de assinatura do acordo, pela CAPES/MEC, o diretor de Programas e Bolsas no País, Luiz Pessan, e o coordenador-geral de Fomento a Ações Estratégicas da Diretoria de Programas e Bolsas no País, Júlio Piffero. Pelo CFN, compareceu ainda a coordenadora de Relações Governamentais, Carolina Sette.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação ASCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ASCOM/CAPES