Notícias

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Bolsistas do Pibid Matemática lançam livro sobre suas experiências

A publicação reúne artigos de participantes do subprojeto de Matemática do Pibid-UEMG
Publicado em 06/04/2021 09h33 Atualizado em 06/04/2021 11h53

Relatos de integrantes do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) resultaram em um livro, lançado virtualmente na segunda quinzena de março. Organizado por Glesiane Viana e Liliane Anastácio, a publicação reúne seis artigos, sob o título ‘PIBID UEMG Ibirité: As experiências do Subprojeto Matemática nos Anos de 2018 e 2019’.

A ideia da coletânea surgiu no meio da vigência do Programa, “com o intuito de incentivar a escrita acadêmica dos licenciandos ligados ao Pibid e socializar os resultados das ações desenvolvidas por eles”, explica Anastácio. Ao longo do projeto, “vários trabalhos contando as experiências, observações e reflexões vividas pelos bolsistas foram expostos em eventos nacionais e regionais”, completa.

Os seis artigos selecionados foram escritos por nove beneficiários do Pibid, em colaboração com professores-supervisores e coordenadores do programa. Segundo Anastácio, o material traz algumas questões comuns vividas em salas de aula nas escolas públicas e “apresenta alguns caminhos escolhidos, na tentativa de melhoria desta educação”.

Glesiane Viana contou que “a participação no Pibid ajudou muitos a delinear seus caminhos, incentivando-os a seguir a carreira de professor e reafirmando sua escolha pela docência”. Para ela, as bolsas da CAPES garantiram a permanência dos participantes no curso e a dedicação ao subprojeto, o que “corroborou a qualidade das ações pensadas e das intervenções aplicadas, beneficiando a escola, os alunos da educação básica, os bolsistas e todos os atores envolvidos”.

O livro foi oficialmente lançado no último dia 18, em cerimônia virtual que reuniu os autores dos artigos e os atuais participantes do Pibid Subprojeto Matemática. As organizadoras esperam que o produto sirva para a apresentação do trabalho que foi e continua sendo desenvolvido pelo grupo, além de incentivar a atuação dos novos bolsistas nas escolas parceiras.

PIBID
O Pibid é uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e oferece aos alunos da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica, no contexto em que estão inseridas.

Legenda das imagens:
Imagem 1: Capa do livro lançado (Foto: Divulgação)
Imagem 2: Liliane Anastácio, chefe do Departamento de Ciências Exatas da UEMG - Unidade Ibirité e coordenadora voluntária do PIBID subprojeto Matemática (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3: Glesiane Viana, professora do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEMG - Unidade Ibirité e coordenadora de área do PIBID subprojeto Matemática (Foto: Arquivo pessoal)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES