Notícias

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Abertas novas consultas públicas sobre bolsas no exterior

Três novas enquetes estão disponíveis no site do Conselho de Usuários da Controladoria-Geral da União
Publicado em 24/11/2021 17h59

Dando continuidade às políticas de participação social e de transparência, a CAPES oferece a todos os que usam seus serviços três novas consultas públicas relacionadas a bolsas de estudo no exterior. Os questionários estão no site do Conselho de Usuários da Controladoria-Geral da União (CGU), e juntam-se às oito enquetes abertas no último dia 12.

As consultas foram formuladas pela Diretoria de Relações Internacionais e apresentam novas abordagens. Seus temas são relacionados ao exterior e tratam de obtenção de apoio financeiro para participar de eventos científicos, bolsa de pós-graduação e de pesquisa fora do País.

Mantendo o mesmo princípio de participação social, as enquetes estão abertas para quem já está inscrito como conselheiro da CAPES, mas podem ser acessadas por todos os que queiram se tornar conselheiros. Para isso, basta se registrar na plataforma do Conselho de Usuários da Controladoria-Geral da União, seguindo os passos descritos pelo Guia do Usuário.

A CAPES quer que mais cidadãos integrem este Conselho de Usuários e contribuam, permanentemente, para o aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados pela Fundação e pelos órgãos do governo federal.

Participação Social Direta
Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta da sociedade, não-remunerada. Criada pelo governo federal para a avaliação e a melhoria do atendimento, ela conecta os usuários aos gestores responsáveis pelos serviços.

Mais informações sobre os Conselhos podem ser encontradas em  https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/conselhos-de-usuarios   

Sobre o papel dos conselheiros, acesse o Guia do Usuário e Conselheiro em https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/conselhos-de-usuarios/ConselhodeUsurioGuiadoUsurioDiagramado.pdf 

Perguntas e respostas sobre o Conselho de Usuários, são encontradas em https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/ouvidorias/conselhos-de-usuarios/perguntas-e-respostas-sobre-os-conselhos-de-usuarios-de-servicos-publicos/conselhos-usuarios.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES