Esta seção é dedicada a divulgar textos e documentos resultantes de estudos, pesquisas e análises técnicas detalhadas, realizadas pela equipe da Divisão de Estudos e Pesquisas sobre a Avaliação (DEPA), parte da Coordenação Geral de Normatização, Informações e Estudos sobre Avaliação (CGNIE) da Diretoria de Avaliação (DAV) da CAPES. Os textos abordam temas relacionados à avaliação da pós-graduação no Brasil e à evolução do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), fornecendo informações aprofundadas sobre metodologias de avaliação, dados estatísticos e análises qualitativas e quantitativas, e servindo como referência para pesquisadores e gestores interessados no tema "avaliação da pós-graduação stricto sensu".
Cadernos Técnicos
Nesta seção, disponibilizamos resultados de estudos transformados em orientações práticas e metodologias aplicadas à realidade dos programas de pós-graduação stricto sensu.
Apresenta proposta de metodologia para elaboração de planejamento estratégico adaptada da literatura para aplicação à realidade dos programas de pós-graduação. Brasília, maio 2025. Ver Resumo Executivo com síntese do passo-a-passo. Ver proposta de Modelo Geral Template com sugestões de seções e perguntas orientativas para auxiliar no processo de elaboração do plano estratégico.
Relatórios Técnicos
Nesta seção, disponibilizamos resultados de estudos resultantes de análises técnicas produzidos desde 2017.
Apresenta histórico das políticas de avaliação desde a década de 60, mapeia processos e procedimentos e faz análise conceitual de elementos da avaliação (usos e componentes da Ficha de Avaliação). Brasília, out. 2023.
Discute a política de C&T brasileira e a formação de agenda de pesquisa. Apresenta histórico dos PNPG, relaciona 6º PNPG (2011-2020) com o PNE (2014-2024) e discute estratégias do PNE que demandam novas políticas públicas. Brasília, set. 2020.
Apresenta modelos e experiências relacionados à avaliação da qualidade da pesquisa nas áreas de humanidades. Discute utilização de indicadores bibliométricos, apresenta seção sobre a ciência aberta na América Latina. Brasília, 1º sem. 2020.
Apresenta o U-Multirank e discute desafios para a adoção de uma abordagem multidimensional da avaliação dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Brasília, maio 2019.
Exposição sobre políticas de ciência e tecnologia em países desenvolvidos, mudanças para educação doutoral iniciadas na América do Norte e Europa (competências comuns passíveis de mensuração, boas práticas no treinamento doutoral, etc.) e dados relacionados à empregabilidade de doutores no mundo. Brasília, 2º sem. 2018.
Bases teóricas com conceitos e metodologias de avaliação e seções sobre acreditação de ensino e pesquisa e avaliação de desempenho da pesquisa. Brasília, 2018.
Estudo conjunto com o CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) com análise dos dados sobre mercado de trabalho dos egressos de mestrados e doutorados titulados entre 1996 a 2014. Brasília, 2017.