Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Diretoria Colegiada
    • Unidade de Suporte à Gestão
      • Assessoria Especial de Governança
      • Assessoria Especial de Qualidade Regulatória
    • Unidades de Suporte à Representação
      • Assessoria Especial Internacional
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares
    • Unidades de Suporte à Decisão
      • Gabinete da Diretora-Presidente
      • Secretaria Geral
      • Procuradoria
      • Auditoria Interna
      • Ouvidoria
      • Corregedoria
    • Superintendências
      • Superintendência de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas - SAF
      • Superintendência de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico - SAS
      • Superintendencia de Estudos Hídricos e Socioeconômicos - SHE
      • Superintendência de Fiscalização - SFI
      • Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica - SGH
      • Superintendência de Planos, Programas e Projetos - SPP
      • Superintendência de Operações e Eventos Críticos - SOE
      • Superintendência de Regulação de Saneamento Básico - SSB
      • Superintendência de Regulação de Serviços e Segurança de Barragens - SRB
      • Superintendência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos - SRE
      • Superintendência de Tecnologia da Informação - STI
    • Coordenações
    • Assessorias
    • Colegiados
      • Comitê de Governança
      • Colegiados ativos
  • Assuntos
    • Aplicativos e Sistemas
      • Acervo de Dados Hidrológicos - HIDROWEB
      • Atlas Água e Esgotos
      • Dados Hidrológicos em tempo real - TELEMETRIA
      • Declara Água
      • e-Protocolo
      • HidroObserva
      • Hidroweb Mobile
      • REGLA
      • SAR - Sistema de Acompanhamento de Reservatórios
      • SNIRH
      • SNISB - Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens
    • Acontece na ANA
      • Prêmio ANA
      • Monitoramento COVID Esgotos
      • Memória ANA 20 anos
      • Chamada Pública para Seleção de Bolsas
    • Gestão das águas
      • Planos de Recursos Hídricos
      • Política Nacional de Recursos Hídricos
      • Panorama das águas
      • Fortalecimento dos entes do SINGREH
      • Usos da água
      • Nossos programas
    • Governança Regulatória
      • Agenda Regulatória
      • Agenda de ARR
      • Análise de Impacto Regulátório - AIR
      • Monitoramento e Avaliação de Resultado Regulatório - ARR
      • Gestão do Estoque Regulatório
      • Programa de Qualidade Regulatória
      • Regulação Experimental
    • Monitoramento e Eventos Críticos
      • Monitoramento Hidrológico
      • Qualidade da água
      • Eventos críticos
    • Notícias e eventos
      • Notícias
    • Regulação e Fiscalização
      • Outorga
      • Fiscalização
      • Automonitoramento
      • Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos - CNARH
      • Segurança de Barragens
      • Alocação de água e Marcos Regulatórios
      • Condições de operação
      • Normativos e resoluções
      • Quem regula
      • Plataforma Águas Brasil
      • Agenda Regulatória
      • Plataforma Águas Brasil
    • Saneamento básico
      • Saneamento Básico no Brasil
      • Agências Infranacionais
      • Recebimento, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, da documentação estabelecida no Decreto 10.710/2021
      • Arranjo Institucional do Saneamento Básico
      • Chamadas para atendimento a demandas de normativos sobre Saneamento Básico
      • Legislação Federal Relacionada ao Saneamento Básico
      • Participação social promovida pela ANA relacionada ao Saneamento Básico
      • Conformidade com Normativos da ANA e Decretos Governamentais - Monitoramento em 2025
      • Lista de Entidades Reguladoras Infranacionais identificadas até o momento
      • Recebimento, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, da documentação estabelecida no Decreto 11.598/2023
      • Informações sobre o Saneamento
      • Normativos publicados pela ANA para o Saneamento Básico
      • Perguntas e Respostas
      • Capacitação
      • Mediação
      • Cadastro de Entidades Reguladoras Infracionais Atendimento à Resolução 134/ANA/2022
      • Tarifa Social de Água e Esgoto
      • Agenda Regulatória - Eixo temático 9 - Saneamento Básico
      • Arbitramento
      • Arbitramento
      • Atlas Águas (ANA, 2011)
      • Conformidade com Normativos da ANA e Decretos Governamentais - Monitoramento
    • Segurança hídrica
      • Segurança de Barragens
      • Plano Nacional de Segurança Hídrica
      • CERTOH
      • PISF
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Base jurídica
      • Competências
      • Quem é quem
      • Cargos e ocupantes até 5º nível / Relatório de Atividades / PGD
      • Organograma
      • Diretoria Colegiada
      • Reuniões Deliberativas da Diretoria Colegiada
      • Reuniões Administrativas da Diretoria Colegiada
      • Curriculos dos ocupantes dos cargos até o 5º nível hierárquico
    • Ações e programas
      • Carta de Serviços
      • Cooperação Internacional
      • Cursos e capacitação
      • Dia Mundial da Água
      • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
      • Patrocínio
      • Planejamento Estratégico
      • Procomitês
      • Prodes
      • Progestão
      • Programa Produtor de Água
      • Programas Financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Projeto BRA/15/001
      • Projeto Legado
      • Renúncia de Receitas
      • 8º Fórum Mundial da Água
      • Linguagem Simples
    • Participação Social
      • Sistema de Participação Social
      • Manual de cadastramento do usuário participante
      • Infográfico sobre a participação social
      • Ouvidoria
    • Auditorias
      • Auditoria Interna
      • Prestação de Contas Anual
      • Demandas dos Órgãos de Controle
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Plano de Contratações Anual
      • A Ana no Portal da Transparência
      • Receitas
      • Execução Financeira
      • Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
      • Servidores da ANA
      • Concursos
      • Despesas com Capacitação
      • Currículos
      • Relação de Terceirizados
      • Programa de Gestão e Desempenho
    • Informações classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão - SIC
    • Dados abertos
    • Tecnologia da Informação
    • Governança e Gestão Estratégica
      • Monitoramento da Estratégia
      • Sistema de Governança da ANA
      • Pacto pela Governança da Água
    • Integridade
      • Relatórios de Gestão
      • Capacitação
      • Novos banners
      • Materiais Interativos
      • Campanhas Internas
      • ANA Íntegra
    • Comissão de Ética da ANA
      • Atas das Reuniões
    • Transparência e prestação de contas
      • Informações institucionais
      • Repasses ou transferências de recursos
      • Execução orçamentária e financeira
      • Licitações e contratos
      • Servidores
      • Serviço de informação ao cidadão
      • Valor público
      • Auditorias e Prestação de Contas
      • Integridade
      • Relatório de Avalição Estratégica
      • Rol de Responsáveis
      • Relatório de Atividades Anuais
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Aviso de Privacidade
      • Perguntas Frequentes
      • Pedido de Uso Compartilhado de Dados Pessoais
      • Guia para Uso Compartilhado de Dados Pessoais
      • Compartilhamento de Dados Pessoais
      • Relatórios Órgãos de Controle
    • Perguntas Frequentes
    • Corregedoria
      • Legislação Correcional
      • Saber de COR
      • Boletins da Corregedoria
      • Publicações
      • Capacitação
      • Gestão Correcional
      • Normativos
      • Informes da COR
      • Relatórios Anuais
      • Prestação de Contas
      • Cards
      • Banners
      • Formas de Contato
    • Ouvidoria
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Imprensa
      • Plano de comunicação
    • Protocolo Eletrônico
      • Protocolo GOV.BR
      • Consulta Processual
      • Peticionamento Eletrônico
      • Assinador Digital GOV.BR
      • Autenticidade de Documentos
      • Certificação Digital
      • Pedidos de Outorga
      • Conta GOV.BR
      • Fale Conosco
      • SEI-ANA Usuário Externo
      • Termo de Concordância e Veracidade
  • Centrais de Conteúdos
    • Publicações
      • Conjuntura dos Recursos Hídricos
      • ODS6
      • Biblioteca da ANA (Sophia)
      • Imagens livros
      • Imagens folhetos
      • Carta de Serviços ANA
      • Publicações
    • Imagens
      • Banco de Imagens
      • Apresentações
      • Logomarcas
      • Acesse nosso Instagram
    • Vídeos
      • Vídeos ANA
      • Vídeos Educativos da EBC
      • Webinars (Capacitação ANA)
      • Webinars (Eventos ANA)
      • Acesse nosso Youtube
    • Áudio
    • Eventos
      • 3442625462
  • Serviços
    • Obter a Regularização do Uso da Água de Domínio da União
    • Obter Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
    • Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
    • Denunciar o Uso Irregular de Recursos Hídricos e a Situação de Segurança de Barragens
    • Fazer a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos
    • Fazer o Cadastro de Inspeção de Segurança de Barragens
    • Emitir Boleto para a Cobrança pelo Uso da Água de Domínio da União
    • Participar de processo de Consultas Públicas, Audiências Públicas e outras formas de participação no âmbito da ANA
    • Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
    • Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
  • Legislação
    • ANAlegis
      • ANAlegis
    • Resoluções
      • Resoluções Regulatórias
  • ANA in English
  • ANA en Espanol
  • Política de Uso
  • Política de Privacidade
  • Histórico de previsões
  • Declarações de Escassez Hídrica
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias e eventos Notícias Seca se intensifica no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, mas perde força no Norte e Sul segundo a última atualização do Monitor de Secas
Info

Notícias

Seca se intensifica no Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, mas perde força no Norte e Sul segundo a última atualização do Monitor de Secas

Área afetada pela seca aumenta no Centro-Oeste, recua no Norte e Sul e se mantém estável no Nordeste e Sudeste.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 31/10/2025 11h55 Atualizado em 01/11/2025 00h07
Mapas do Monitor de agosto e setembro de 2025
Mapas do Monitor de agosto e setembro de 2025
Monitor_de_Secas_02_Setembro_2025.png
Seca por grau de severidade por unidade da Federação em agosto e setembro de 2025
Monitor_de_Secas_03_Setembro_2025.png
Seca por grau de severidade por região geopolítica e no Brasil em agosto e setembro de 2025
Monitor_de_Secas_04_Setembro_2025.png
Percentual de seca por unidade da Federação entre agosto e setembro de 2025
Monitor_de_Secas_05_Setembro_2025.png
Percentual da área com seca por unidade da Federação em setembro de 2025
Monitor_de_Secas_06_Setembro_2025.png
Área com seca por UF em setembro de 2025 por km²

Conforme a última atualização do Monitor de Secas, entre agosto e setembro, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em quatro estados: Acre, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No sentido oposto, a seca se intensificou em setembro em outros dez estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Tocantins. Já em outras 11 unidades da Federação o fenômeno ficou estável em termos de severidade nesse período: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe. O Amapá e Roraima voltaram a registrar seca em setembro.

Mapas do Monitor de agosto e setembro de 2025
Mapas do Monitor de agosto e setembro de 2025
Monitor_de_Secas_02_Setembro_2025.png
Seca por grau de severidade por unidade da Federação em agosto e setembro de 2025
 

Considerando as cinco regiões geopolíticas acompanhadas pelo Monitor de Secas, o Nordeste manteve, em setembro de 2025, o quadro mais severo do fenômeno no País. A região teve aumento das áreas com seca extrema, que passou de 15% para 17%. Esse é o pior cenário desde fevereiro de 2019 e a maior severidade entre as regiões brasileiras. Entre agosto e setembro, o fenômeno também se intensificou no Centro-Oeste e Sudeste. Na contramão, o Norte apresentou a condição mais branda do fenômeno; já o Sul teve melhora, com queda da seca moderada de 10% para 8%. Considerando a extensão da área com seca, houve redução do fenômeno nas regiões Norte e Sul, estabilidade no Sudeste e no Nordeste, além de aumento no Centro-Oeste entre agosto e setembro.

Monitor_de_Secas_03_Setembro_2025.png
Seca por grau de severidade por região geopolítica e no Brasil em agosto e setembro de 2025
 

Na comparação entre agosto e setembro de 2025, quatro estados registraram aumento da área com seca: Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná; sendo que o Amapá e Roraima registraram o retorno do fenômeno. No sentido oposto, o Monitor identificou diminuição da área com seca em sete estados: Alagoas, Pernambuco, Goiás, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 14 unidades da Federação, a área com seca se manteve estável: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Monitor_de_Secas_04_Setembro_2025.png
Percentual de seca por unidade da Federação entre agosto e setembro de 2025

As cores do gráfico indicam as regiões CENTRO-OESTE, SUDESTE, NORDESTE, SUL e NORTE. 

Seis unidades da Federação registraram seca em 100% do território em setembro deste ano: Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins. Nos demais estados com registro do fenômeno, os percentuais variaram de 3% a 97%.

Monitor_de_Secas_05_Setembro_2025.png
Percentual da área com seca por unidade da Federação em setembro de 2025

As cores do gráfico indicam as regiões CENTRO-OESTE, SUDESTE, NORDESTE, SUL e NORTE. 

Com base no território de cada unidade da Federação acompanhada, o Amazonas lidera a área total com seca de setembro, seguido por Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Tocantins. No total, entre agosto e setembro, a área com o fenômeno se manteve estável no patamar de 4,8 milhões de km², o equivalente a 57% do território brasileiro.

Monitor_de_Secas_06_Setembro_2025.png
Área com seca por UF em setembro de 2025 por km²
 

As cores do gráfico indicam as regiões CENTRO-OESTE, SUDESTE, NORDESTE, SUL e NORTE. 

Situação por UF

UF

ÁREA

SEVERIDADE DA SECA

Acre

Entre julho e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 100% do Acre.

O fenômeno se abrandou no Acre entre agosto e setembro com a redução da área com seca moderada de 53% para 44% do estado. Ainda assim, o AC teve a maior severidade da seca na região Norte em setembro.

Alagoas

Entre agosto e setembro, a área com seca diminuiu de 24% para 12% em Alagoas. É o menor percentual de seca desde junho de 2024, quando o estado ficou livre de seca.

No período entre agosto e setembro, a severidade do fenômeno se manteve estável em Alagoas, já que somente foi registrada seca fraca, que é a mais branda na escala do Monitor. O território alagoano teve a melhor condição de seca dentre os estados nordestinos em setembro.

Amapá

Em setembro de 2025, o Amapá voltou a registrar seca em 33% de seu território, sendo que o fenômeno não era verificado no estado desde abril deste ano.

Em setembro de 2025, o Amapá voltou a registrar apenas seca fraca, que é a categoria mais branda na escala do Monitor.

Amazonas

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca diminuiu de 77% para 63% no Amazonas.

O fenômeno se abrandou no Amazonas entre agosto e setembro com a redução da área com seca moderada de 9% para 4%.

Bahia

Entre agosto e setembro, a área com seca se manteve estável no patamar de 96% da Bahia. É o maior percentual de área com o registro do fenômeno no território baiano desde abril deste ano, quando também foram foi registrado o fenômeno em 96% do estado.

O fenômeno se intensificou na Bahia entre agosto e setembro, já que a área com seca extrema aumentou de 24% para 25% do estado, assim como a área com seca grave se expandiu de 32% para 42% do estado. É a pior condição do fenômeno no território baiano desde março de 2019, quando houve seca excepcional, a mais severa na escala do Monitor, em 2% da Bahia.

Ceará

A área com seca no Ceará aumentou de 91% para 97% do estado entre agosto e setembro. Esse é o maior percentual do fenômeno no CE desde janeiro de 2024, quando foi registrada seca em 100% do território cearense.

A severidade da seca se manteve estável no Ceará entre agosto e setembro com o registro de 55% de seca moderada. Essa é a condição mais severa do fenômeno desde janeiro de 2024, quando foram verificados 2% de seca grave no estado.

Distrito Federal

Entre maio de 2024 e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 100% do Distrito Federal. O território já acumula 17 meses consecutivos nessa condição — o maior período já registrado no DF desde julho de 2020, quando passou a integrar o Monitor de Secas.

A severidade se manteve estável no Distrito Federal entre março e setembro, com 100% do território apresentando seca moderada nesse período.

Espírito Santo

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 69% do Espírito Santo. É a maior porção com o registro do fenômeno no ES desde abril deste ano, quando houve seca em 90% do estado.

O fenômeno apresentou leve intensificação no Espírito Santo entre agosto e setembro, pois a área com seca moderada aumentou de 20% para 23%. É a condição mais severa desde novembro de 2024, quando o Espírito Santo registrou 32% de seca moderada.

Goiás

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca diminuiu de 86% para 81% em Goiás, que foi a única unidade da Federação do Centro-Oeste a registrar redução da área com o fenômeno em setembro.

Goiás teve a intensificação da seca entre agosto e setembro com o aumento das áreas com seca grave de 2% para 3% e o avanço da seca moderada de 41% para 53% do estado nesse período. É a pior condição no território goiano desde os 27% de seca grave registrados em novembro de 2024. Assim, o território goiano teve a condição mais severa do fenômeno no Centro-Oeste em setembro.

Maranhão

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 92% do Maranhão.

A severidade se manteve estável no Maranhão entre julho e setembro com o registro de seca grave em 57% do território. É a condição mais severa da seca no MA desde janeiro de 2018, quando houve seca extrema em 11% do estado.

Mato Grosso

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca aumentou de 13% para 24% no Mato Grosso. O estado chegou a ficar livre da seca em junho e julho de 2025, mas voltou a registrar o fenômeno em agosto. No Centro-Oeste, MT teve o menor percentual de área com seca em setembro.

Em setembro de 2025, o Mato Grosso registrou apenas seca fraca, mantendo a categoria mais branda na escala do Monitor. O estado teve a condição mais branda do fenômeno no Centro-Oeste em setembro.

Mato Grosso do Sul

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca aumentou significativamente de 27% para 47% no Mato Grosso do Sul.

O fenômeno se intensificou no Mato Grosso do Sul entre agosto e setembro, com o retorno da seca moderada em 20% do território.

Minas Gerais

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve em 100% de Minas Gerais. Desde o período entre fevereiro e março deste ano, é a primeira vez que o estado registra seca na totalidade do seu território por dois meses consecutivos.

A seca se intensificou em Minas Gerais entre agosto e setembro, já que a área com seca grave aumentou de 6% para 8% do estado. É a pior condição do fenômeno em MG desde outubro de 2024, quando foram registrados 24% de seca grave no território mineiro.

Pará

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 4% do Pará. É o menor percentual de área com seca no Brasil em setembro.

A severidade da seca se manteve estável no Pará entre agosto e setembro, com 4% do território apresentando apenas seca fraca, a mais branda na escala do Monitor. O estado registrou a melhor condição de seca no Brasil em setembro.

Paraíba

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 87% da Paraíba. O estado mantém esse patamar desde maio de 2025.

A severidade da seca se manteve inalterada na Paraíba entre agosto e setembro, com a seca grave e moderada seguindo respectivamente em 55% e 21% do estado nesse período em ambos os meses.

Paraná

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca aumentou de 56% para 65% no Paraná. Com isso, o estado teve o maior percentual de área com seca em setembro na região Sul.

O fenômeno se intensificou no Paraná entre agosto e setembro com o aumento da área com seca moderada de 14% para 22%. É a pior condição do fenômeno desde novembro de 2024, quando foram registrados 21% de seca grave no PR. Também foi a maior severidade da seca entre os estados sulistas em setembro.

Pernambuco

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca diminuiu de 89% para 84% de Pernambuco. Essa é a menor área com registro do fenômeno no estado desde os 60% observados em agosto de 2024.

O fenômeno se intensificou em Pernambuco entre agosto e setembro com o aumento da área com seca extrema de 4% para 5% do estado. É a condição mais severa do fenômeno no território pernambucano desde dezembro de 2019, quando foram registrados 6% de seca extrema.

Piauí

Entre abril e setembro de 2025, a área com seca permaneceu presente em 100% do território do Piauí.

O fenômeno se intensificou no Piauí entre agosto e setembro, já que a área com seca extrema aumentou de 39% para 44%. É a maior severidade do fenômeno no território piauiense desde fevereiro de 2019, quando houve seca excepcional, a mais severa na escala do Monitor, em 1% do estado. Além disso, o Piauí teve a condição mais severa de seca entre todas as 27 unidades da Federação em setembro.

Rio de Janeiro

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 44% do Estado do Rio de Janeiro. É o maior percentual de área com seca no RJ, desde março deste ano, quando o fenômeno foi verificado em 100% do território fluminense. Apesar disso, é a menor área com seca entre os estados do Sudeste em setembro.

A severidade se manteve inalterada no Rio de Janeiro entre agosto e setembro, com a mesma distribuição: 43% com seca fraca e 2% com seca moderada. Além disso, o estado teve a melhor condição do fenômeno no Sudeste em setembro.

Rio Grande do Norte

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 91% do Rio Grande do Norte.

A severidade da seca se manteve inalterada no Rio Grande do Norte entre agosto e setembro com a estabilidade da seca grave e moderada respectivamente nos patamares de 33% e 37% em ambos os meses.

Rio Grande do Sul

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca diminuiu de 8% para 3% no Rio Grande do Sul. É o menor percentual de área com seca no estado desde outubro de 2024, quando o território gaúcho esteve livre do fenômeno. Além disso, o RS teve o menor percentual de área com seca no Sul em setembro.

O fenômeno se abrandou no Rio Grande do Sul entre agosto e setembro, já que a seca moderada deixou de ser registrada no estado em setembro, restando somente seca fraca. Esse é o cenário mais brando de seca entre os estados do Sul em setembro

Rondônia

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca diminuiu de 64% para 51% em Rondônia.  

A severidade do fenômeno se manteve estável em Rondônia entre agosto e setembro, com registro apenas de seca fraca, que é a mais branda na escala do Monitor.

Roraima

Em setembro Roraima voltou a registrar seca em 15% de seu território, sendo que o fenômeno não era verificado no estado desde junho. O percentual observado em setembro foi o maior em RR desde os 36% registrados em janeiro deste ano.

Em setembro de 2025, Roraima registrou apenas seca fraca, que é a categoria mais branda na escala do Monitor.

Santa Catarina

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca diminuiu significativamente de 100% para 45% de Santa Catarina. É a menor área com seca no estado desde os 44% verificados em janeiro deste ano.

O fenômeno se abrandou em Santa Catarina entre agosto e setembro, pois a seca moderada deixou de ser observada em setembro, restando somente seca fraca, que é a mais branda na escala do Monitor.

São Paulo

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve em 100% do Estado de São Paulo. Desde o período entre fevereiro e março, é a primeira vez que SP registra seca na totalidade de seu território por dois meses consecutivos.

O fenômeno se intensificou significativamente em São Paulo entre agosto e setembro. A área com seca grave quase dobrou, passando de 17% para 33%. É a pior condição do fenômeno em SP desde outubro de 2024, quando foram registrados 47% de seca grave no território paulista.

Com isso, São Paulo teve a maior severidade da seca entre os estados do Sudeste em setembro.

Sergipe

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 13% de Sergipe. A área com seca no território sergipano nesses dois meses foi a menor no estado desde junho de 2024, quando ficou livre do fenômeno.

A severidade se manteve estável em Sergipe entre agosto e setembro somente com o registro de seca fraca, que é a mais branda na escala do Monitor.

Tocantins

Entre agosto e setembro de 2025, a área com seca se manteve estável em 100% de Tocantins, o que não ocorria desde janeiro deste ano, quando também houve registro de seca na totalidade do território tocantinense.

O fenômeno se intensificou em Tocantins entre agosto e setembro com o aumento da área com seca moderada de 29% para 32%. É a maior severidade do fenômeno em TO desde março deste ano, quando houve seca moderada em 37% do estado.

O Monitor de Secas 

O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Os impactos de curto prazo são para déficits de precipitações recentes até seis meses. Acima desse período, os impactos são de longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br quanto pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível gratuitamente para dispositivos móveis com os sistemas Android e iOS. 

O projeto tem como principal produto o Mapa do Monitor, construído mensalmente a partir da colaboração dos estados integrantes do projeto e de uma rede de instituições parceiras que assumem diferentes papéis na rotina de sua elaboração. Por meio da ferramenta, é possível comparar a evolução das secas nos 26 estados e no Distrito Federal a cada mês vencido. O Monitor de Secas teve início em julho de 2014, começando pela Região Nordeste, sendo que o processo de expansão dessa iniciativa, a partir de 2018, foi concluído com a entrada do Amapá no Mapa do Monitor de dezembro de 2023, completando a cobertura em todo o território nacional. 

A metodologia do Monitor de Secas foi baseada no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica a ausência do fenômeno ou uma seca relativa, significando que as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região. 

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5129/5495/5103
www.gov.br/ana | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Meio Ambiente e Clima
Tags: releasemonitor de secassecassecamapa do monitoratualizaçãosetembrosetembro de 2025setembro 2025BahiaDistrito FederalParanáRoraimaRio Grande do SulParaíbaTocantinsParáPernambucoRio Grande do NorteRondôniaRio de JaneiroAcreAmazonasAlagoasCearáAmapáGoiásEspírito SantoMinas GeraisPiauíMaranhãoSão PauloMato GrossoMato Grosso do SulSanta CatarinaSergipeTocantins
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Diretoria Colegiada
    • Unidade de Suporte à Gestão
      • Assessoria Especial de Governança
      • Assessoria Especial de Qualidade Regulatória
    • Unidades de Suporte à Representação
      • Assessoria Especial Internacional
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares
    • Unidades de Suporte à Decisão
      • Gabinete da Diretora-Presidente
      • Secretaria Geral
      • Procuradoria
      • Auditoria Interna
      • Ouvidoria
      • Corregedoria
    • Superintendências
      • Superintendência de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas - SAF
      • Superintendência de Apoio ao SINGREH e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico - SAS
      • Superintendencia de Estudos Hídricos e Socioeconômicos - SHE
      • Superintendência de Fiscalização - SFI
      • Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica - SGH
      • Superintendência de Planos, Programas e Projetos - SPP
      • Superintendência de Operações e Eventos Críticos - SOE
      • Superintendência de Regulação de Saneamento Básico - SSB
      • Superintendência de Regulação de Serviços e Segurança de Barragens - SRB
      • Superintendência de Regulação de Usos de Recursos Hídricos - SRE
      • Superintendência de Tecnologia da Informação - STI
    • Coordenações
    • Assessorias
    • Colegiados
      • Comitê de Governança
      • Colegiados ativos
  • Assuntos
    • Aplicativos e Sistemas
      • Acervo de Dados Hidrológicos - HIDROWEB
      • Atlas Água e Esgotos
      • Dados Hidrológicos em tempo real - TELEMETRIA
      • Declara Água
      • e-Protocolo
      • HidroObserva
      • Hidroweb Mobile
      • REGLA
      • SAR - Sistema de Acompanhamento de Reservatórios
      • SNIRH
      • SNISB - Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens
    • Acontece na ANA
      • Prêmio ANA
      • Monitoramento COVID Esgotos
      • Memória ANA 20 anos
      • Chamada Pública para Seleção de Bolsas
    • Gestão das águas
      • Planos de Recursos Hídricos
      • Política Nacional de Recursos Hídricos
      • Panorama das águas
      • Fortalecimento dos entes do SINGREH
      • Usos da água
      • Nossos programas
    • Governança Regulatória
      • Agenda Regulatória
      • Agenda de ARR
      • Análise de Impacto Regulátório - AIR
      • Monitoramento e Avaliação de Resultado Regulatório - ARR
      • Gestão do Estoque Regulatório
      • Programa de Qualidade Regulatória
      • Regulação Experimental
    • Monitoramento e Eventos Críticos
      • Monitoramento Hidrológico
      • Qualidade da água
      • Eventos críticos
    • Notícias e eventos
      • Notícias
    • Regulação e Fiscalização
      • Outorga
      • Fiscalização
      • Automonitoramento
      • Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos - CNARH
      • Segurança de Barragens
      • Alocação de água e Marcos Regulatórios
      • Condições de operação
      • Normativos e resoluções
      • Quem regula
      • Plataforma Águas Brasil
      • Agenda Regulatória
      • Plataforma Águas Brasil
    • Saneamento básico
      • Saneamento Básico no Brasil
      • Agências Infranacionais
      • Recebimento, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, da documentação estabelecida no Decreto 10.710/2021
      • Arranjo Institucional do Saneamento Básico
      • Chamadas para atendimento a demandas de normativos sobre Saneamento Básico
      • Legislação Federal Relacionada ao Saneamento Básico
      • Participação social promovida pela ANA relacionada ao Saneamento Básico
      • Conformidade com Normativos da ANA e Decretos Governamentais - Monitoramento em 2025
      • Lista de Entidades Reguladoras Infranacionais identificadas até o momento
      • Recebimento, pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, da documentação estabelecida no Decreto 11.598/2023
      • Informações sobre o Saneamento
      • Normativos publicados pela ANA para o Saneamento Básico
      • Perguntas e Respostas
      • Capacitação
      • Mediação
      • Cadastro de Entidades Reguladoras Infracionais Atendimento à Resolução 134/ANA/2022
      • Tarifa Social de Água e Esgoto
      • Agenda Regulatória - Eixo temático 9 - Saneamento Básico
      • Arbitramento
      • Arbitramento
      • Atlas Águas (ANA, 2011)
      • Conformidade com Normativos da ANA e Decretos Governamentais - Monitoramento
    • Segurança hídrica
      • Segurança de Barragens
      • Plano Nacional de Segurança Hídrica
      • CERTOH
      • PISF
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Base jurídica
      • Competências
      • Quem é quem
      • Cargos e ocupantes até 5º nível / Relatório de Atividades / PGD
      • Organograma
      • Diretoria Colegiada
      • Reuniões Deliberativas da Diretoria Colegiada
      • Reuniões Administrativas da Diretoria Colegiada
      • Curriculos dos ocupantes dos cargos até o 5º nível hierárquico
    • Ações e programas
      • Carta de Serviços
      • Cooperação Internacional
      • Cursos e capacitação
      • Dia Mundial da Água
      • Gestão Ambiental e Sustentabilidade
      • Patrocínio
      • Planejamento Estratégico
      • Procomitês
      • Prodes
      • Progestão
      • Programa Produtor de Água
      • Programas Financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador
      • Projeto BRA/15/001
      • Projeto Legado
      • Renúncia de Receitas
      • 8º Fórum Mundial da Água
      • Linguagem Simples
    • Participação Social
      • Sistema de Participação Social
      • Manual de cadastramento do usuário participante
      • Infográfico sobre a participação social
      • Ouvidoria
    • Auditorias
      • Auditoria Interna
      • Prestação de Contas Anual
      • Demandas dos Órgãos de Controle
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
      • Plano de Contratações Anual
      • A Ana no Portal da Transparência
      • Receitas
      • Execução Financeira
      • Diárias e Passagens
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos
    • Servidores
      • Servidores da ANA
      • Concursos
      • Despesas com Capacitação
      • Currículos
      • Relação de Terceirizados
      • Programa de Gestão e Desempenho
    • Informações classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão - SIC
    • Dados abertos
    • Tecnologia da Informação
    • Governança e Gestão Estratégica
      • Monitoramento da Estratégia
      • Sistema de Governança da ANA
      • Pacto pela Governança da Água
    • Integridade
      • Relatórios de Gestão
      • Capacitação
      • Novos banners
      • Materiais Interativos
      • Campanhas Internas
      • ANA Íntegra
    • Comissão de Ética da ANA
      • Atas das Reuniões
    • Transparência e prestação de contas
      • Informações institucionais
      • Repasses ou transferências de recursos
      • Execução orçamentária e financeira
      • Licitações e contratos
      • Servidores
      • Serviço de informação ao cidadão
      • Valor público
      • Auditorias e Prestação de Contas
      • Integridade
      • Relatório de Avalição Estratégica
      • Rol de Responsáveis
      • Relatório de Atividades Anuais
    • Tratamento de Dados Pessoais
      • Aviso de Privacidade
      • Perguntas Frequentes
      • Pedido de Uso Compartilhado de Dados Pessoais
      • Guia para Uso Compartilhado de Dados Pessoais
      • Compartilhamento de Dados Pessoais
      • Relatórios Órgãos de Controle
    • Perguntas Frequentes
    • Corregedoria
      • Legislação Correcional
      • Saber de COR
      • Boletins da Corregedoria
      • Publicações
      • Capacitação
      • Gestão Correcional
      • Normativos
      • Informes da COR
      • Relatórios Anuais
      • Prestação de Contas
      • Cards
      • Banners
      • Formas de Contato
    • Ouvidoria
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Imprensa
      • Plano de comunicação
    • Protocolo Eletrônico
      • Protocolo GOV.BR
      • Consulta Processual
      • Peticionamento Eletrônico
      • Assinador Digital GOV.BR
      • Autenticidade de Documentos
      • Certificação Digital
      • Pedidos de Outorga
      • Conta GOV.BR
      • Fale Conosco
      • SEI-ANA Usuário Externo
      • Termo de Concordância e Veracidade
  • Centrais de Conteúdos
    • Publicações
      • Conjuntura dos Recursos Hídricos
      • ODS6
      • Biblioteca da ANA (Sophia)
      • Imagens livros
      • Imagens folhetos
      • Carta de Serviços ANA
      • Publicações
    • Imagens
      • Banco de Imagens
      • Apresentações
      • Logomarcas
      • Acesse nosso Instagram
    • Vídeos
      • Vídeos ANA
      • Vídeos Educativos da EBC
      • Webinars (Capacitação ANA)
      • Webinars (Eventos ANA)
      • Acesse nosso Youtube
    • Áudio
    • Eventos
      • 3442625462
  • Serviços
    • Obter a Regularização do Uso da Água de Domínio da União
    • Obter Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
    • Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos
    • Denunciar o Uso Irregular de Recursos Hídricos e a Situação de Segurança de Barragens
    • Fazer a Declaração Anual de Uso de Recursos Hídricos
    • Fazer o Cadastro de Inspeção de Segurança de Barragens
    • Emitir Boleto para a Cobrança pelo Uso da Água de Domínio da União
    • Participar de processo de Consultas Públicas, Audiências Públicas e outras formas de participação no âmbito da ANA
    • Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
    • Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
  • Legislação
    • ANAlegis
      • ANAlegis
    • Resoluções
      • Resoluções Regulatórias
  • ANA in English
  • ANA en Espanol
  • Política de Uso
  • Política de Privacidade
  • Histórico de previsões
  • Declarações de Escassez Hídrica
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca