Notícias
Governo Federal, por meio da Sudeco, aprova investimentos em energia solar e biocombustíveis no Centro-Oeste
Brasília - A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou, em 24 de setembro, a 140ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada, ocasião em que foram aprovadas duas consultas prévias para investimentos produtivos no estado do Mato Grosso do Sul e Goiás. Os projetos contemplam os setores de armazenagem, energia renovável e biocombustíveis, totalizando mais de R$ 93 milhões em investimentos, com a previsão de geração de mais de 1.690 empregos diretos e indiretos.
Armazenagem em Campo Grande
Através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, a construção de dois (02) galpões logísticos em Campo Grande/MS vai melhorar a armazenagem para o empreendimento, que já havia recebido análise favorável na 138ª reunião da Diretoria Colegiada. Financiado pelo Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), a celeridade dessa aprovação mostra o quanto a Sudeco está empenhada em melhorar fluxos para atendimento das necessidades da população centro-oestina.
Produção de etanol e bioenergia
A expansão de uma usina no município de Montes Claros de Goiás/GO, também com a participação do FDCO, traz mais um vislumbre do alcance dos Fundos administrados pela Sudeco: pensando em não agredir ao meio ambiente, o protagonismo do milho é explorado na produção de etanol, que oferece uma série de benefícios, tanto econômicos quanto de desenvolvimento regional e multiplicação das possibilidades produtivas, já que a partir disso pode-se produzir o DDG (um farelo proteico valioso usado na nutrição animal), que pode gerar uma receita adicional e aumentar a rentabilidade do produtor.
Políticas públicas e integração regional
Para além das análises de investimentos, a Diretoria Colegiada também deliberou a institucionalização da Rede de Produção de Políticas Públicas do Centro-Oeste (COOPRADE), que busca promover intercâmbio de experiências e fortalecimento institucional entre os estados, e a apresentação de protocolo de intenções para ampliar a atuação do Sistema de Informação do Centro-Oeste (SIC-CO), em parceria com universidades e centros de pesquisa.
As aprovações reafirmam o papel da Sudeco como agente estratégico de fomento, garantindo investimentos que fortalecem a matriz energética sustentável e ampliam oportunidades de desenvolvimento econômico e social para toda a região Centro-Oeste.
Por Mayara Diniz