Biografia do Superintendente

Publicado em 07/08/2020 21h28 Atualizado em 26/08/2020 15h51

 

Servidor da Câmara dos Deputados, o mineiro Nelson Vieira Fraga Filho é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Pioneira de Integração Social e especialista em crédito rural e endividamento do setor agrícola nacional. Atuou como consultor legislativo e assessor parlamentar de 1996 até 2011 em locais como a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, e nas frentes parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e da Agropecuária (FPA).

Em sua atuação, trabalhou identificando projetos que poderiam afetar a vida das cooperativas, sejam elas de médicos ou de trabalhadores rurais, propondo alterações. Foi assim no caso da criação do Fundo Garantidor para as Cooperativas de Crédito, contribuído para fortalecer o setor.

Já foi preletor de seminários sobre o endividamento agrícola dos produtores do nordeste, Funrural, política agrícola, crédito e seguro rural. Também participou de inúmeras sessões da Comissão de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. E compôs grupo de trabalho do governo federal sobre o endividamento agrícola. Tem importante atuação em relações institucionais e governamentais, como a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro, do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO) e o aprimoramento dos fundos constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Nordeste (FNE) e do Norte (FNO).

Vieira foi assessor parlamentar do ex-senador Waldemir Moka (MDB-MS), onde pode participar de projetos como o do Parque Tecnológico da Fronteira, em Ponta Porã (MS), e do Programa de Revitalização da Erva Mate. Desde abril de 2019, atuava como consultor e assessor legislativo na Liderança do Governo no Senado Federal.

À frente da Sudeco, Vieira dará atenção às cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizando as cidades de médio porte como mola propulsora do desenvolvimento e interiorização do Centro-Oeste.