AgroAmigo
Microcrédito pertinho da gente
"Crédito fácil, direto pra quem faz o Centro-Oeste crescer."
O que é?
O AgroAmigo é a linha do FCO que trabalha o Microcrédito Produtivo Orientado. É direcionada aos integrantes da agricultura familiar e empreendedores rurais, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de seus negócios. Essa linha chega para oferecer soluções financeiras acessíveis e personalizadas, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento sustentável.
Para que serve o MPO/Sudeco?
Este tipo de crédito oferece condições especiais para aquisição de equipamentos, capital de giro, investimentos em plantio e colheita, reformas em suas instalações ou até mesmo expansão de plantel. Os bens financiados deverão ser comprovados mediante apresentação de Nota Fiscal e/ou Cupom Fiscal.
Quem pode se beneficiar do MPO/Sudeco?
- Agricultores familiares
- Pecuaristas familiares
- Quilombolas
- Indígenas
- Extrativistas
- Pescadores artesanais
Principais vantagens:
- Bônus de adimplência de até 25% sobre o valor contratado
- Isenção de TAC (Tarifa de Abertura de Crédito)
- Isenção de IOF (Imposto sobre Operação Financeira)
- Pagamento único ao final do contrato (prazo de até 12 meses)
- Taxa de juros de 0,5% a.a.
- Orientação prévia e acompanhamento da Operação (instituições cadastradas)
Documentação:
- Documentos pessoais: RG + CPF do microempreendedor rural e da esposa, se for casado + comprovante de residência atualizado
- Comprovação de Atividade Rural: Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) - Tipo B
- Plano de Negócios Orientado: Elaborado pelo cliente em conjunto com o agente de microfinanças
- Cadastro Ambiental Rural (CAR): para agricultores + pecuaristas + extrativistas que atuam dentro de áreas legais de conservação
Conheça os caminhos para acessar o Microcrédito AgroAmigo
- 1. Banco do Brasil (PNMPO)
- No Centro-Oeste, os agricultores familiares podem acessar o AgroAmigo diretamente pelo Banco do Brasil. O primeiro contato pode ser feito de forma simples, por telefone ou WhatsApp, disponíveis na página da linha de crédito Pronaf B. Acesse aqui.
- Após essa etapa, o cadastro do solicitante é analisado e, não havendo pendências, a contratação da linha de crédito é liberada.
Além disso, o interessado também pode buscar atendimento presencial nas agências do Banco do Brasil ou utilizar o App BB, que oferece orientações e acompanhamento de todo o processo.
- 2. Caixa Econômica Federal (MPO)
- Tanto na região Norte quanto na Centro-Oeste, o AgroAmigo está disponível por meio do aplicativo Conquista+ da Caixa.
- O primeiro passo é baixar o aplicativo no celular e abrir uma conta. Depois, é preciso solicitar, pelo SAC, o atendimento de um agente de crédito credenciado. Esse profissional acompanha todo o processo, desde a elaboração da proposta de crédito até a liberação do recurso, e pode ir até a comunidade ou à propriedade para fazer o atendimento.
- Vale destacar que negócios comunitários, como cooperativas, associações ou sindicatos agrícolas, também podem orientar e solicitar esse atendimento.
