Plano de Desenvolvimento de Pessoas - PDP

Publicado em 30/09/2020 10h53 Atualizado em 05/01/2021 11h34
NECESSIDADE DE DESENVOLVIMENTO ENFOQUE DE DESENVOLVIMENTO  COMPETÊNCIA ASSOCIADA

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenvolver condutas de liderança para gerenciar pessoas conforme suas competências, alcançando um ambiente de trabalho motivacional e harmônico e aumentando a produtividade. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Liderança Gestão do desenvolvimento de pessoas
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Produtividade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Gestão de Pessoas no Setor Público Liderança eficaz

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Identificar e analisar registros de conformidade de gestão para certificar os registros dos atos de execução orçamentária, financiera e patrimonial incluidos no SIAFI, minimizando os riscos na gestão dos recursos públicos.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governança e Gestão de Riscos Gerenciamento de recursos

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Aprimorar noções de cerimonal, protocolo e etiqueta para preparar, organizar e administrar eventos observadas as normas de cerimonial público, alcançando a impressão de forma e conteúdo e resulte em firmar a imagem da organização.  (COMUNICAÇÃO) Relações Públicas e Propaganda Relações institucionais
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Atendimento ao Público

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Aplicar o conceito e normatização da redação oficial e métodos e técnicas para aperfeiçoar a elaboração de documentos oficiais de forma clara, objetiva, impessoal, concisa e correta, trasmitindo a mensagem com com e eficácia e possibilitando entendimento imediato.  (LETRAS) Língua Portuguesa Gestão da qualidade
Comunicação interpessoal
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Comunicação efetiva
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aplicar gestão de processos para alinhar os processos aos objetivos estratégicos da organização, identificar os processos críticos e analisar o desempenho destes, eliminando falhas, extiguindo atividades que não agregam valor e mantendo o foco em resultados.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governo Eletrônico / Digital Gestão da qualidade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Técnicas Gerenciais no Setor Público Resolutividade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Modernização Administrativa Melhoria contínua de processos

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver gestão de riscos para aprimorar a capacidade de antever, de identificar, de analisar e de elaborar um planejamento de respostas contundente aos riscos e  desenvolver e potencialiar um olhar aguçado sobre o contexto ou realidade, aumentando a capacidade da organização para lidar com incertezas, estimulando a transparência e contribuindo para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos, bem como para o fortalecimento da imagem  da instituição.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governança e Gestão de Riscos Orientação ao cidadão
Resolução de problemas
Visão estratégica
Análise de problemas

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aplicar habilidades de oratória para se comunicar de forma clara e objetiva, adequando a entonação da voz, a expressão facial e corporal, assegurando que os servidores possam proceder de maneira segura e eficaz as apresentações institucionais e firmando a imagem da autarquia.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Comunicação interpessoal
Negociação
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Atendimento ao Público Comunicação efetiva
Controle emocional

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Construir estrutura de acesso à informação para promover a publicação de dados em formato aberto, franquear aos cidadãos o acesso de dados produzidos ou acumulados pelo Poder Executivo federal, facilitar o intercâmbio de dados e fomentar o controle social, aprimorando a cultura de transparência pública. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Atendimento ao Público Gerenciamento digital
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Ética no Setor Público
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governo Eletrônico / Digital Gestão da participação cidadã
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Ouvidoria

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver gestão estratégica para estabelecer prioridades, relacionar-se com o ambiente, inteirar-se com o cenário social, diagnosticar suas limitações, explorar seus pontos fortes, desenvolver-se cultura e educacionalmente, "cacifar" a negociação, obter recursos e gastá-los de forma eficiente e planejar o seu futuro e o da própria sociedade, permitindo alcançar, executar e obter a proficiência em sua missão institucional.   Gerenciamento de recursos
  Gestão da qualidade
  Tomada de decisão
  Visão estratégica

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Estabelecer boas práticas de governança, gestão de riscos e integridade para orientar as decisões, ações e controle a fim de alcançar os resultados, alinhar os objetivos com o propósito organizacional, aprimorar a qualidade do processo decisório incorporando os riscos, garantir a conformidade com os princípios éticos e as normas legais, contribuindo para o desempenho sustentável, garantindo o alcance dos objetivos, tratando adequadamente as incertezas e promovendo o comportamento integro na entidade. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Auditoria Contribuição técnico-profissional
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governança e Gestão de Riscos Análise de problemas
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Técnicas Gerenciais no Setor Público Visão estratégica
   

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Incorporar competências de ouvidoria para acompanhar, ficalizar e exigir serviços de qualidade do poder público; para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia; realizando o controle social da qualidade do serviço público, auxiliando a busca de soluções para os problemas existentes na autarquia.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Atendimento ao Público Gestão da qualidade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Controle Social  
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Ética no Setor Público Comunicação interpessoal
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Ouvidoria  
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Satisfação do Usuário Orientação ao cidadão

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender processo de licitações e contratos administrativos para adquirir uma visão sistêmica do processo de contratação com ou sem licitação visando subsidiar a tomadas de decisões para a melhor solução nas aquisições de bens e serviços ou obras.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Compras Governamentais Melhoria contínua de processos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Concessão de Serviços Públicos Tomada de decisão
  Contribuição técnico-profissional
  Gerenciamento de recursos

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender o processo de trasferências de recursos por meio de convênios para propiciar um entendimento teorico e prático das técnicas e mecanismos de gestão dos recursos financeiros trasnferidos por meio de convênios da administração pública e instrumentos congêneres (formalização, celebração, execução, prestação de contas e instauração do processo de tomada de contas especial),  garantindo a eficiência na análise e prestação de contas, prevenindo eventual responsabilização.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Compras Governamentais Melhoria contínua de processos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Concessão de Serviços Públicos Tomada de decisão
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Accountability (Prestação Pública de Contas) Contribuição técnico-profissional
  Gerenciamento de recursos

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aperfeiçoar conhecimentos sobre penalidade em contratos administrativos para elaboração do processo de aplicação de penalidades às empresas que descumprem os contratos administrativos e/ou por infrações cometidas no curso das licitações e na execução contratual, para conscientizar sobre a responsabilidade dos agentes por ações ou omissões no desempenho de suas atribuições,  garantindo a efetividade das contratações realizadas na Administração Pública. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Compras Governamentais Gerenciamento de recursos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Desburocratização Melhoria contínua de processos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Administração Pública da América Latina Contribuição técnico-profissional
   

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender práticas de finanças públicas para aprender procedimentos da programação e execução orçamentária e financeira, práticas em finanças públicas e para enteder as normas de desembolso financeiro, obtendo o dinamismo necessário e o perfeito desempenho de suas atividades nas áreas de gestão de recursos.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Gerenciamento de recursos
Planejamento
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Accountability (Prestação Pública de Contas) Contribuição técnico-profissional
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atualizar conhecimentos relativos à contabilidade aplicada ao setor público para analisar questões atuais da contabilidade, ampliar conhecimentos sobre as atividades de conformidade contábil, analisar as demonstrações contábeis, identificar inconsitências e irregularidades, potencializando a utilização das informações contábeis e contribuindo para o controle e transparência das contas da Administração Pública.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Accountability (Prestação Pública de Contas) Contribuição técnico-profissional
Gerenciamento de recursos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Planejamento
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver conhecimentos em governança e gestão de tecnologias da informação e comunicação para avaliar o uso atual e futuro da tecnologia da informação, para orientar a preparação e a implementação de planos e políticas para assegurar que o uso da TI atenda aos objetivos da Autarquia e para monitorar o cumprimento das políticas e o desempenho em relação aos planos, simplificando as decisões e operações, melhorando o nível de qualidade de serviços de TI, maximizando o uso de recursos, gerindo riscos, estabelecendo conformidade com as leis e regulamentos e gerando valor para a Superintendência.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governo Eletrônico / Digital Gerenciamento digital
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Modernização Administrativa Uso de TIC
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Tecnologia da Informação Gestão da qualidade
   

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender conceitos de engenharia de softwares para conhecer as linguagem e ferramentas, desenvolver softwares e aplicativos, gerenciar projetos ligados ao softwares, arquitetar o design estrutural dos programas e realizar testes em sistemas, garantindo maior desempenho e produtividade de processo produtivos através de programas.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governo Eletrônico / Digital Gerenciamento digital
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Modernização Administrativa Uso de TIC
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Tecnologia da Informação Gestão da qualidade
   

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aprimorar habilidade de gestão de recursos materiais e patrimoniais para planejar e controlar o fluxo de recursos, utilizar metodologias e sistemas de supervisão de estoques e instalações, implementar técnicas relacionadas ao registro, guarda, conservação, depreciação e desfazimento de bens, para atualizar conhecimentos sobre o Sistema Integrado de Administração de Serviços - SIADS, auxiliando na manutenção e crescimento dos ativos organizacionais e reduzindo custos operacionais.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Controle de Gestão Gerenciamento de recursos
Organização da rotina
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Compras Governamentais Melhoria contínua de processos
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aperfeiçoar habilidades de gestão documental e protocolo para realizar a produção, tramitação, distribuição, uso, avaliação e arquivamento de documentos produzidos e recebidos de forma organizada, economizando recursos, permitindo segurança e celeridade para a recuperação da informação e tomada de decisões, promovendo a transparência administrativa, registro da memória institucional e otimizando a função social dos arquivos. (CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) Arquivologia Contribuição técnico-profissional
Organização da rotina
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Melhoria contínua de processos
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Estabelecer desenvolvimento de equipes para adquirir competências de administração de tempo, organização do trabalho, técnicas de negociação, aperfeiçoar comunicação interpessoal, lidar com conflitos e feedbacks, aumentando a produtividade, fortalecendo a organização.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Gestão de Pessoas no Setor Público Resolutividade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Relações de Trabalho no Setor Público Trabalho em equipe
  Gestão do desenvolvimento de pessoas

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atualizar conhecimentos sobre o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP para analisar tópicos avançados da legislação e jurísprudências de diárias e passagens, para praticar técnicas avançadas de operacionalização do SCDP e para avaliar boas práticas decisórias para a gestão de viagens corporativas, proporcionando mairo segurança jurídica e melhor atendimento ao público usuário do sistema. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Concessão de Serviços Públicos Gerenciamento de recursos
Contribuição técnico-profissional
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Melhoria contínua de processos
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aplicar técnicas de condução e participação de reuniões produtivas para planejar a pauta e elencar objetivos da reunião, definir horários e o grupo de pessoas que têm ligação direta com o assunto a ser tratado, estabelecer o melhor local de acordo com a sua finalidade e para manter o foco, eficácia e celeridade do encontro de trabalho, possibilitando troca de ideias e estratégias de gestão, oportunizando o diálogo, otimizando o tempo, alinhando decisões e motivando a equipe de trabalho.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Produtividade Gestão do desenvolvimento de pessoas
Resolutividade
Trabalho em equipe

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver competências em planilhas eletrônicas para fazer cálculos simples e complexos, criar de lista de dados, elaborar relatórios e gráficos sofisticados, projeções e análise de tendências, análises estatísticas e financeiras, automatizando parte do trabalho, mantendo as informações organizadas e aumentando a produtividade.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Modernização Administrativa Uso de TIC
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governo Eletrônico / Digital Contribuição técnico-profissional
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Produtividade  

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender planilha de custos e formação de preços, que trata a IN SEGES/MPDG nº 05/2017 para estimar o preço máximo para contratação de serviços, identificar e julgar a exequibilidade de proposta,analisar a variação dos custos contratuais, promover a repactuação e reajuste de preços, julgar a pertinência de concessão do reequilíbrio econômico financeiro e auxiliar a fiscalização, acompanhamento dos contratos de prestação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra e operacionalização dos procedimentos de depósito em conta vinculada em pagamento e pelo fato gerador, permitindo uma gestão contratual proativa, eficiente e robusta.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Fiscalização da Moralidade Pública Gerenciamento de recursos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Compras Governamentais
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Terceirização Melhoria contínua de processos
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver conhecimentos necesários à utilização de pregão para analisar os trâmites de um processo desde o pedido até a sua homologação, para realizar pregões eletrônicos e presenciais com segurança jurídica, aumentando a transparência e agilidade às compras do governo, minimizando os custos para a Administração Pública e para os fornecedores.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Compras Governamentais Contribuição técnico-profissional
Gerenciamento de recursos
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Gestão da qualidade
Melhoria contínua de processos

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Atualizar conhecimentos de auditoria interna para revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais, para determinar a extensão do cumprimento das normas e procedimentos vigentes, para avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas para o cumprimento das responsabilidades e para avaliar os riscos estratégicos, auxiliando a SUDECO a alcançar seus objetivos e mehorando a eficiência dos processos de gerenciamento de riscos.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Controle de Gestão Resolução de problemas
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Auditoria Gestão da qualidade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Tomada de decisão para gestores
Visão estratégica

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver noções de atendimento ao público para elevar o padrão de qualidade dos serviços prestados nesta Superintendência e satisfazer o público-alvo do do atendimento, contribuindo para a construção de uma ao imagem do serviço público.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Atendimento ao Público Comunicação efetiva
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Satisfação do Usuário Orientação ao cidadão

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Desenvolver competências emocionais no ambiente de trabalho para escutar e interagir com os outros, lidando com as diferenças de forma positiva; compreender os mecanismos que atraem, mantém e afastam os indivíduos de grupo e analisar os fatores que regem atitudes e comportamento sinérgico, potencializando o nível de resultados positivos na Autarquia.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Gestão de Pessoas no Setor Público Trabalho em equipe
Comunicação efetiva
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Liderança Controle emocional
Relacionamento com dirigentes

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender termo de execução descentralizada - TED para elaborar e analisar adequadamente os termos, conhecer as normas que o regem, como as suas especificidades, definidas de acordo com a natureza jurídica das instituições consideradas aptas a recceber os recursos públicos e suas possibilidades de execução, conferindo efetividade às políticas estruturantes do governo federal.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Concessão de Serviços Públicos Gerenciamento de recursos
Contribuição técnico-profissional
Gestão da qualidade
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aplicar gestão de projetos para desenvolver capacidade de analisar um projeto criticamente, para resolver problemas, realizar negociações e trabalhar em equipe, reduzindo custos, engajando colaboradores e prevenindo riscos.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Visão estratégica
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Produtividade Gestão da qualidade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Inovação na Gestão Pública Inovação
  Melhoria contínua de processos

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender e analisar chamamento público para elaborar e analisar Editais de Chamamento Público, que objetivam a celebração de instrumentos para execução de programas e projetos, mediante convênio, termo de parceria, contrato de repasse, termo de fomento e termo de colaboração,  visando à seleção de instituições ou de projetos que tornem eficiente, eficaz e efetiva a execução do instrumento a ser pactuado em observância dos dispositivos legais.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Gerenciamento de recursos
Negociação
Relações institucionais
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aprimorar conhecimentos em softawares lvres R para análisar dados primários ou secundários utilizando um software livre de análise estatística e para explorar a estrutura da linguagem necessária para a utilização do software nas suas diferentes aplicações, melhorando a manipulação, avaliação e interpretação de procedimentos estatísticos aplicado a dados.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Governo Eletrônico / Digital Contribuição técnico-profissional
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Modernização Administrativa
(PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA) Estatística Melhoria contínua de processos
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aprimorar conhecimentos em avaliação de políticas públicas para monitorar o desempenho e avaliar a concepção, a implementação e os resultados das políticas e das ações prioritárias, para avaliar as propostas de criação, expansão ou aperfeiçoamento de políticas públicas e de concessão de incentivos fiscais e aferir seus custos e benefícios e para manter processo decisório orientado pelas evidências, pela conformidade legal, pela qualidade regulatória, pela desburocratização e pelo apoio à participação da sociedade, buscando por maior eficiência do gasto público e pela maior capacidade de o governo atender prontamente às necessidades de cidadãos e empresas.  (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Avaliação de Desempenho (Setor Público) Visão estratégica
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Fiscalização da Moralidade Pública Gerenciamento de políticas
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Políticas Públicas e Uso de Evidências Proatividade
(CIÊNCIA POLÍTICA) Políticas Públicas  

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aplicar técnicas de implementação e monitoramento do planejamento estratégico para identificar o progresso do planejamento, bem como os problemas ou as falhas no processo que estão impedindo o alcance do resultado almejado,  permitindo que o planejamento esteja em constante busca pela melhoria dos processos adotados. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Gestão da qualidade
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Controle de Gestão
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Técnicas Gerenciais no Setor Público Melhoria contínua de processos
 

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Compreender desenvolvimento regional  para contribuir na análise do contexto regional, propor e executar políticas, programas e projetos que busquem o desenvolvimento econômico, social e institucional, fortalecendo processos de desenvolvimento. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Administração Regional Visão estratégica
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Gerenciamento de políticas

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Aprimorar conhecimentos sobre obras e serviços de engenaria para elaborar dos estudos preliminares, anteprojetos, projeto básico e executivo, bem como fiscalizar e controle nos contratos de obras públicas,  aumentando a eficiência e eficácia na gestão de obras e serviços de engenharia. (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Capacitação Profissional no Setor Público Análise de problemas
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Fiscalização da Moralidade Pública Planejamento
(ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA) Técnicas Gerenciais no Setor Público Gestão da qualidade
   

___________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Portaria nº 59, de 12.06.2020