Notícias
Canal do Rodeador transforma produção agrícola em Brazlândia após mais de um ano de revitalização
Após mais um ano das obras de revitalização, o trecho final do Sistema de Irrigação Canal do Rodeador mostra resultados expressivos no campo. O projeto teve um investimento de R$ 7,1 milhões e levou irrigação eficiente a 96 propriedades rurais de Brazlândia, beneficiando diretamente cerca de 300 famílias. O convênio foi destinado pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), ligada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em parceria com a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacia, e executada pela Secretaria da Agricultura do DF (Seagri-DF), com apoio da Emater-DF.
Impactos da Revitalização do Canal
Antes da obra, o sistema era formado por canais abertos e perdia cerca de 150 litros de água por segundo. Com uma estrutura atual de 15,4 km de tubulações e 25 km no total, a economia hídrica chega a 40%, levando água de forma segura e limpa até os produtores regionais. “O sistema anterior, baseado em canais, apresentava limitações em termos de eficiência hídrica, com perdas significativas por infiltração e evaporação. A implementação da canalização, mesmo que em parte do sistema, representa uma evolução significativa em termos de otimização e aporte de recursos hídricos às propriedades produtoras", destacou o engenheiro da Sudeco André Celso, que foi até o local acompanhar os resultados.
A mudança impactou diretamente a produtividade das culturas locais. O produtor rural Ricardo Sassa destacou o ganho de qualidade: “Tivemos uma melhoria significativa na questão de manutenção, antes a gente gastava dezesseis dias para fazer a limpeza e hoje gastamos quatro dias”. Houve melhoria no rodízio dos recursos hídricos, segundo Sassa, os produtores começavam a fazer o rodízio no mês de junho, quando era mandado um pouco de água para uma propriedade e outra parte ficava sem, porém, já no ano seguinte, após a revitalização, o rodízio iniciou em agosto. “Tivemos dois meses e sessenta dias a mais sem preocupação, fora ao auge da seca, de outubro a novembro, que, se não fosse a parte tubulada, mais de 80% dos produtores que usam a água do canal ficariam sem água. É uma melhoria muito grande.”
Com capacidade para distribuir até 300 litros de água por segundo, o canal não só fortaleceu a agricultura como mostrou o impacto do poder público na vida das pessoas. Para a superintendente da Sudeco, Luciana Barros, o Canal do Rodeador é exemplo de como o investimento público pode transformar a realidade rural. “Essa obra mostra como a Sudeco atua na promoção do desenvolvimento regional sustentável com o uso inteligente dos recursos públicos”. O Canal do Rodeador é um exemplo dos impactos positivos na produção agrícola em Brazlândia.
por Marquelle Antunes