Notícias
Sudeco recebe representantes do NDB - Banco dos BRICS para análise de projetos que serão financiados
Nesta terça-feira, 17, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) se reuniu com o New Development Bank (NDB), conhecido como Banco dos BRICS, para dar continuidade às negociações do contrato de financiamento externo para fortalecer o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
A Sudeco e o NDB já realizaram outras reuniões durante o ano de 2024 para debaterem as pautas de projetos da superintendência. Hoje, a equipe do NDB veio ao Brasil para um contato mais próximo com o principal agente operador do FDCO, o Banco do Brasil.
Na ocasião, foram discutidos os critérios de avaliação dos projetos que serão financiados com os recursos do NDB, principalmente levando-se em consideração aspectos de ESG na análise dos projetos. Os projetos que poderão ser financiados são de energia renovável (solar, eólica, biomassa, etc), rodovias, ferrovias e logística de armazenagem.
Essa parceria envolve o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e irá resultar em um contrato de financiamento externo para reforçar o fundo regional de desenvolvimento.
Representando o MIDR esteve presente Gessé Santana Borges, Coordenador-Geral de Políticas e Normas dos Fundos de Desenvolvimento Regional e dos Benefícios e Incentivos Fiscais.
Representando o NDB, participaram Alexandre Takahashi; Jianliang Xiao; Jitesh Ketkar e Mikhail Moshkov. O Banco do Brasil foi representado por Erika Paula Ganancio; Adriane Regina Brock; Rafael Espindola Alexandre Mascia Resende e Luísa Saboia.
Já pela Sudeco, participaram Luciana Barros, Superintendente; Camila Barcelos, Chefe de Gabinete; Rafael Severo, Diretor de Administração; Larissa Pitrez - Diretora de Implementação de Programas e Gestão de Fundos substituta; Jader Verdade, Coordenador-Geral de Gestão de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento; Williams Valderramos, Coordenador de Fundos de Desenvolvimento do Centro-Oeste e Leandro Ferreira Lima, Coordenador-Geral de Execução Orçamentária, Contabilidade e Prestação de Contas.
O encontro marca um passo significativo nas relações entre o Brasil e o NDB, refletindo o compromisso de ambas as partes em fomentar o desenvolvimento regional e fortalecer a infraestrutura da região Centro-Oeste por meio de recursos estratégicos dos BRICS.
Por Thamy Frisselli