Notícias
Superintendente recebe menção honrosa na abertura do XIV ENEOESTE
Entre os dias 17 e 19 de setembro, acontece o XIV ENEOESTE 2024 – Encontro de Economistas do Centro-Oeste. Na terça-feira, 17, a superintendente Luciana Barros da Sudeco marcou presença na abertura do evento. O tema principal deste ano foi “Construindo Pontes para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para a Região Centro-Oeste”
O evento reuniu economistas, empresários, acadêmicos, estudantes e demais interessados para debater questões relacionadas ao desenvolvimento da região. O objetivo é trazer ao conhecimento dos profissionais de economia e da sociedade em geral, de que forma a inovação e a tecnologia podem ser utilizadas para promoverem o desenvolvimento sustentável, ou seja, um crescimento econômico que leve em consideração a proteção ambiental, a justiça social e o bem-estar das comunidades.
Na ocasião, Luciana Acioly, presidente do Conselho Regional de Economia da 11ª Região do Distrito Federal (CORECON-DF), entregou à Luciana Barros uma menção honrosa em reconhecimento ao seu trabalho eficiente na Sudeco, que é um dos principais atores no desenvolvimento do Centro-Oeste.
A superintendente compôs a mesa junto com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o ex-governador Paulo Octávio e demais autoridades. Para Luciana Barros, o ENEOESTE é importante para começar a estruturar um futuro mais sustentável. “Esse encontro nos proporciona amplificar os debates referentes às ações direcionadas para a melhoria do desenvolvimento da nossa região, em especial, uma construção mais assertiva dos instrumentos voltados para o combate das desigualdades regionais, como FCO e FDCO”.
Na quarta-feira, 18, João Paulo Cabral, assessor técnico, representou a Autarquia em uma mesa com o tema “Conectando o Centro-Oeste: Investimentos em Infraestrutura de Logística". João dividiu a mesa com o Luciano Severo do Ministério do Planejamento; Antônio Apolinário, diretor da Adasa; Julieta Palmeira da Finep e com o presidente do Consórcio Brasil Central, José Eduardo, e lembra que essa foi uma grande oportunidade para compartilhar informações a respeito dos Fundos administrados pela Sudeco, em especial o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO). “Durante a apresentação, tive a oportunidade de destacar o quanto esses Fundos são importantes para promoção do desenvolvimento econômico e social da nossa região, com condições mais atrativas para financiar diversos segmentos, desde o agro a Nova Indústria Brasil. O compartilhamento de conhecimentos promovido pelo ENEOESTE foi muito enriquecedor, reforçando a importância dos economistas e gestores públicos para o desenvolvimento regional sustentável”.
Por Thamy Frisselli