Notícias
Sudeco integra a Conferência Internacional de Tecnologia das Energia Renováveis (CITER)
Entre os dias 03 e 05 de junho, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), coordenada por Luciana Barros, marcou presença na Conferência Internacional de Tecnologia das Energia Renováveis (CITER). O evento ocorreu de forma híbrida, no Centro de Convenções de Teresina, Piauí, presencialmente e com transmissão ao vivo pelo YouTube.
Visando fomentar o diálogo entre diversos setores da sociedade, a conferência disseminou conhecimento sobre as inovações tecnológicas mais recentes no campo das energias renováveis, com foco especial no hidrogênio verde.
Luciana Barros, superintendente da Sudeco, focou na conscientização sobre as mudanças climáticas; na importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo de Paris. “O desenvolvimento regional consiste em mudanças contínuas e por isso é fundamental ações como essa em que vários atores dialogam na busca por melhores soluções para o desenvolvimento inclusivo e sustentável”, explanou.
Foram mais de 30 painéis com especialistas e atores do setor, além de feira de negócios, espaço para network, exposições de trabalhos desenvolvidos por alunos da rede estadual, entre outras atividades voltadas para o desenvolvimento da geração de energia limpa.
A palestra realizada por João Paulo, assessor técnico da instituição, destacou o compromisso em promover as discussões no sentido de encontrar soluções para a transição energética por meio da adoção de fontes de energia limpas. “A Sudeco desempenha um papel fundamental ao incentivar, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), investimentos que fomentem o uso de tecnologias limpas e renováveis na região Centro-Oeste e pelo potencial de se tornar exemplo para as demais regiões do Brasil no que diz respeito à utilização de energias alternativas. Além disso, a contribuição da Autarquia, está em propor as políticas públicas por meio dos fundos por ela geridos, no sentido de diminuir a dependência dos combustíveis fósseis”.
No espaço para network, esses mesmos atores abriram um canal de interação mercadológica duradoura para a geração de negócios que propiciou políticas progressistas de proteção ao meio ambiente e de geração de emprego.
Por Thamy Frisselli