Notícias
Sudeco e representantes do NDB - Banco dos BRICS avançam em tratativas para capitalização do FDCO
Nesta sexta-feira, 06, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) recebeu uma comitiva do New Development Bank (NDB), conhecido como Banco dos BRICS. O encontro foi uma continuidade das negociações que visam à formalização de um contrato de financiamento externo para fortalecer os Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), do Centro-Oeste (FDCO) e do Nordeste (FDNE).
Ao longo deste ano, já havia ocorrido reuniões entre a Sudeco e o NDB para discutir os detalhes do contrato e apresentar o portfólio de projetos da autarquia. Na ocasião, foram expostos os setores de atuação do Fundo, a carteira de projetos em andamento, as consultas prévias já aprovadas os bancos operadores do FDCO, as condições de financiamento e os demais aspectos relacionados à administração do Fundo.
Agora, a comitiva do NDB veio ao Brasil para realizar visitas técnicas a projetos financiados pelo FDCO e aprofundar as tratativas da parceria entre o banco e o governo brasileiro. Essa parceria envolve o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pode resultar em um contrato de financiamento externo para reforçar os três fundos regionais de desenvolvimento.
A reunião contou com a presença de representantes do MIDR e da Sudeco. Pelo MIDR, esteve presente Gessé Santana Borges, Coordenador-Geral de Políticas e Normas dos Fundos de Desenvolvimento Regional.
Já pela Sudeco, participaram, Luciana Barros, Superintendente; Camila Barcelos, Chefe de Gabinete; Rafael Severo, Diretor de Administração; Raimundo Veloso, Diretor de Implementação de Programas e Gestão de Fundos; Jader Verdade, Coordenador-Geral de Gestão de Fundos de Desenvolvimento e Financiamento; Williams Valderramos, Coordenador de Fundos de Desenvolvimento do Centro-Oeste; Ana Yukie Nakandakari, Contadora; e Leandro Ferreira Lima, Coordenador-Geral de Execução Orçamentária, Contabilidade e Prestação de Contas. Representando o NDB, participaram: Alexandre Takahashi; Balasubramanian J.; Jianliang Xiao; Jitesh Ketkar e Mikhail Moshkov.
O encontro marca um passo significativo nas relações entre o Brasil e o NDB, refletindo o compromisso de ambas as partes em fomentar o desenvolvimento regional e fortalecer a infraestrutura das regiões Centro-Oeste, Amazônia e Nordeste por meio de recursos estratégicos dos BRICS.
Por Luciana Ribeiro