Notícias
Sinop recebe, pela 1ª vez, a Caravana da Sudeco
Nesta quinta-feira, 16 de maio, a Caravana da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) realizou sua primeira edição em Sinop-MT, marcando um importante movimento de promoção do desenvolvimento regional. O evento, que ocorreu das 10h às 17h no SebraeLab, contou com a presença de Raimundo da Costa Veloso, Diretor de Implementação de Programas e Gestão de Fundos (DIPGEF - Sudeco); Roberto Dorner, Prefeito de Sinop; e Edmundo Marques, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Entre as instituições presentes estavam Josiel da Silva Rocha, Gerente do Sicred em Sinop; Jessé Silva, do Sicoob de Sinop; Fábio Apolinário, Analista do Sebrae; e Adriana Bastos, Gerente Geral do Banco do Brasil de Sinop.
A caravana marca um importante movimento de promoção do desenvolvimento regional. Ao longo do dia, foram oferecidas diversas atividades e palestras, além de atendimento ao público, com foco na divulgação dos fundos de financiamento e na orientação para facilitar o acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores.
Representando a Sudeco, Raimundo Veloso explicou a importância das instituições financeiras, que são as responsáveis por entregar o dinheiro ao empresário: “A Sudeco não empresta dinheiro. A caravana é uma iniciativa que sai de Brasília e tem a missão de se aproximar dos pequenos, com o Fundo de Financiamento Constitucional (FCO) para realmente alcançar os pequenos, como o exemplo da dona do salão de beleza, que quer ampliar seu negócio, investindo em mais equipamentos e assim trazer cidadania, bem-estar e dignidade para sua família. E falando de números, quando dizemos que o FCO dispõe de 3 bilhões para o Mato Grosso, nem metade foi utilizada ainda”.
O prefeito de Sinop, Roberto Dorner, ressaltou o excelente trabalho da Sudeco: “A economia de Sinop hoje é composta por 65% de micro e pequenos empreendedores e é muito importante para nossa região que essas linhas de crédito estejam à disposição dos nossos empreendedores. O que a Sudeco faz é facilitar crédito, com juros mais baixos, para poder gerar riqueza e emprego para nosso estado”.
Case de Sucesso
Silvano Alves, da H-Home Imóveis e Decorações, assinou o contrato pela 4ª vez. Ele usa o FCO desde 2021 e, no ano passado, conseguiu o financiamento através da Caravana em Cuiabá/MT. “A gente já vem utilizando esse recurso do FCO há algum tempo, mas agora contratamos por causa da nossa expansão. Acabamos de abrir mais uma loja em Sorriso, então estamos reinvestindo, como sempre, na empresa. Todo empresário sabe que não pode parar de reinvestir na sua empresa. Em 2021, utilizamos o recurso na compra de um caminhão para entregas. Em 2022, adquirimos duas vans e, no ano passado, fizemos o projeto de estruturação da loja de Sorriso. Agora, para um reinvestimento em Sorriso e em Sinop, utilizamos o recurso do FCO novamente”.
Expansão do Empreendedorismo Feminino
A Gerente Geral do Banco do Brasil em Sinop, Hadryana Bastos, destacou a expansão das mulheres no empreendedorismo: “Desde que foi criado o fundo, em 1989, são quase 180 milhões investidos nesses 35 anos em toda a região. Não tem como falar de desenvolvimento sem mencionar a Sudeco. O FCO é uma linha de crédito disponível e acessível, com critérios básicos, mas é uma grande oportunidade para um desenvolvimento sustentável. No ano passado, fizemos 288 operações voltadas para mulheres empresárias, e só no primeiro trimestre deste ano foram 208 operações. A força feminina tem tomado a frente no mercado, trazendo a novidade que é a força feminina no ambiente empresarial”.
Consultoria e gestão para empreendedores
Fábio Apolinário, Analista do Sebrae, comentou sobre os investimentos na região: “Estamos investindo pesado na região e este é um dos primeiros eventos de crédito, sendo um forte incentivador no Brasil e no empreendedorismo na região. Se há uma região que tem crescido do ponto de vista do empreendedorismo, é Sinop, sempre com apoio ao pequeno negócio. Explicamos o aspecto da consultoria de gestão financeira na palestra, porque, em muitos casos, o empreendedor não vai conseguir acessar o crédito ou não está no momento de acessar, mas pode acessar a gestão e, quando precisar, ser auxiliado”.
Contribuições das Cooperativas de Crédito
Josiel da Silva Rocha, Gerente do Sicred em Sinop, destacou a importância das cooperativas de crédito na região: “As cooperativas de crédito estão se fortalecendo na região, ocupando uma fatia maior do mercado e são modelos de desenvolvimento econômico. Contribuem muito, seja com apresentação de resultados, seja com taxas de juros a zero. Aqui em Sinop, temos 50 mil pessoas associadas ao Sicred, com 5 agências. Em muitos municípios, o Sicred é a única instituição financeira, com muitas ações sociais que apoiam a comunidade local”.
Jessé Silva, do Sicoob, destacou a importância do FCO para pequenos e médios produtores rurais: “O Sicoob, a nível nacional, tem 8 milhões de associados e é líder em atendimento. Aqui em Sinop, temos 4 agências e vamos inaugurar mais uma. O FCO é importante para o pequeno e médio produtor rural, pois as taxas de juros são reduzidas e os prazos estendidos, o que ajuda a fomentar a economia e o desenvolvimento social da cidade. É uma das missões do cooperativismo”.
Caravana da Sudeco
A Caravana da Sudeco leva orientações e informações sobre a obtenção de linhas de crédito da autarquia para pequenos e médios empresários e produtores rurais, fomentando o desenvolvimento local e regional. A equipe técnica da Sudeco está nas tendas de atendimento oferecendo atendimentos sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital e capacitação para as áreas técnicas que atuam com a autarquia nos convênios.
Por Luciana Ribeiro