Notícias
MIDR lança a Caravana da Integridade, na Sudeco
Brasília - No dia 21 de junho, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), representada por Luciana Barros, realizou a 1ª Reunião da Caravana da Integridade promovida pelo Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
A mesa foi composta por Maria Angélica Aben-Athar, ouvidora da Sudeco; Paula El Jaick de Barros Franco Yida ouvidora do MIDR; Flavia Amaral, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno (AIEC/MIDR) e responsável pela iniciativa de conduzir a Caravana; Valéria Grilanda Paiva, corregedora do MIDR; Rafael Severo, diretor de Administração (DA) e Renato Brown, diretor de Planejamento e Avaliação (DPA). Participaram da reunião membros da AECI, da Ouvidoria e da Corregedoria do MIDR.
A Caravana tem como objetivo apoiar e oferecer capacitações nos temas que dizem respeito à Integridade, inclusive quanto à Ouvidoria e Corregedoria. Dentre os temas debatidos estavam a apresentação dos projetos, o Diagnóstico da Unidade Setorial de Correição, a importância da Gestão de Risco e da Integridade, da proteção dos dados pessoais - LGPD, as principais ações do MIDR, a transparência Ativa/Passiva e as trocas de experiências e contribuições entre o Ministério e a Autarquia.
A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, lembrou que, em 2011, quando a Sudeco retornou aos trabalhos da Autarquia, aconteceu uma troca de experiências com as outras superintendências que já estavam nessa movimentação. “Eu era coordenadora de um fundo, passei a ser coordenadora geral de dois fundos. Na época, a Sudeco fez essa troca de experiências com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e foi uma troca de experiência global, com todas as áreas envolvidas. Gostaria, nesse momento, de parabenizar o trabalho de vocês da iniciativa e de ressaltar o nosso trabalho interno da ouvidoria. Existe uma ouvidoria antes da Angélica, e existe uma ouvidoria pós Angélica. Com vários casos de sucesso que a gente tem que falar. Esse trabalho coletivo, envolvido aqui, da Superintendência, com o Ministério, é um trabalho excelente."
Por Thamy Frisselli