Notícias
Empreendedoras são destaques na Caravana da Sudeco em Ceilândia
Nos dias 03 e 04 de julho, a Caravana da Sudeco realizou sua 8ª edição na Casa do Cantador, em Ceilândia - DF. Na abertura do primeiro dia, Luciana Barros, superintendente da Autarquia, recebeu diversas autoridades, incluindo Ivan Alves, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do DF; Reginaldo Veras, deputado federal; Chico Vigilante, deputado distrital; Adilson Rezende, administrador de Ceilândia; Ricardo Gomes, gerente de atendimento do SEBRAE; Márcio Chiumento, gerente geral do Banco do Brasil; Joselândio Nunes, superintendente de rede do BRB; Peterson Santana, consultor regional do Sicredi; Nélia Brás, gerente do Cresol; e Fausto Negrão, diretor de negócios do Sicoob.
Luciana Barros reafirmou o compromisso da Caravana com a política de desenvolvimento regional, destacando a escolha de Ceilândia como sede do evento. “As pessoas falam que Brasília é muito rica, que tem o maior PIB, mas muitos não conhecem a realidade de várias regiões administrativas dentro do DF. O governo federal vem com esse grande instrumento que é o FCO, para mudar a vida das pessoas, dar oportunidade para saírem da informalidade e levar um crédito diferenciado. Já vimos várias vidas transformadas. E isso acontece porque saímos dos grandes centros e vamos para o interior. Esse é o papel da superintendência: ver a realidade da região e melhorar as condições de vida dessas pessoas”, afirmou.
Durante o evento, Fabio Alves, empresário da Positivo Distribuidora de Alimentos, assinou um contrato para aquisição de veículos para a empresa. “O projeto foi prontamente aprovado conforme a solicitação. Isso é importante para o desenvolvimento na gestão de negócios, principalmente na entrega de cestas básicas”, destacou.
A palestra “Mulheres no Topo” trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, destacando o Fundo Constitucional - FCO Mulheres Empreendedoras, que tem como meta fortalecer a participação feminina na economia do Centro-Oeste.
Gabriela Bontempo, integrante da rede de padarias 5 Estrelas, uma empresa familiar com 30 anos de atuação em Brasília, destacou a importância do FCO para a expansão do negócio. “Este ano temos um grande desafio, que é o Centro de Distribuição no Setor de Indústrias em Ceilândia. Hoje, nossa expansão, com 7 lojas e 350 funcionários, foi possível graças aos recursos do FCO. Outros amigos me incentivaram a tentar o financiamento, com prazos que podemos cumprir com as obrigações mensais”, explicou.
Tarsila Lima, empresária do ramo de restaurantes, conheceu o FCO Mulheres Empreendedoras através do gerente do Banco do Brasil e destacou as facilidades oferecidas pelo financiamento. “Os prazos e os juros são menores que os normais. É muito fácil de fazer, apresentei meu negócio e deu certo”, afirmou.
FCO Mulher Empreendedora
O FCO Mulher Empreendedora oferece financiamento com condições diferenciadas de carência, prazo e limite financiável do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para empresas e propriedades rurais de menor porte dirigidas por mulheres ou que possuam em seu quadro ao menos 40% de sócias mulheres. Entre os benefícios do projeto estão o financiamento de até 100% do valor total do empreendimento, acréscimo de 1 ano para carência e 2 anos no prazo de pagamento em todas as linhas de financiamento, além dos benefícios já oferecidos pelo FCO, dispensa da apresentação de Carta-Consulta e limites diferenciados de capital de giro associado, podendo chegar até 40%.
Por Thamy Frisselli