Notícias
CODESE apresenta programa de desenvolvimento regional à SUDECO
Na tarde da última quarta-feira (13), o Diretor de Planejamento e Avaliação, da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Renato Brown Ribeiro, recebeu Leonardo Ávila, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE/DF) e Rosane Valle, Coordenadora do Programa de Desenvolvimento Regional e Integração das Cadeias Produtivas dos Municípios da RIDE-DF (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico).
A Sudeco foi convidada para participar do evento EXPORIDE, que tem o intuito de desenvolver e integrar a cadeia produtiva do Entorno do DF. Na oportunidade, serão apresentados os instrumentos de planejamento e os projetos elaborados pela CODESE durante a 1ª fase do programa.
O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2023, com a participação das regiões administrativas e municípios da RIDE, servidores públicos, além de autoridades, personalidades e público em geral.
RIDE
A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico, criada pela Lei Complementar n.º 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469, de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal.
Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal, Estados de Goiás, Minas Gerais e aos Municípios que a integram, relacionados com as seguintes áreas:
- infraestrutura;
- geração de empregos e capacitação profissional;
- saneamento básico, em especial o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e o serviço de limpeza pública;
- uso, parcelamento e ocupação do solo;
- transportes e sistema viário;
- proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;
- aproveitamento de recursos hídricos e minerais;
- saúde e assistência social;
- educação e cultura;
- produção agropecuária e abastecimento alimentar;
- habitação popular;
- serviços de telecomunicação;
- turismo; e
- segurança pública.
Por Thamy Frisselli