Notícias
COARIDE e FIBRA se reúnem para uma possível parceria
Na quarta-feira (10), Renato Brown, Diretor de Planejamento e Avaliação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (DPA-Sudeco) se reuniu com Jamal Bittar, Presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), para tratar de assuntos relacionados ao Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – COARIDE.
Renato Brown, no exercício das atribuições de Secretário Executivo do COARIDE, convidou o Presidente da FIBRA para representar a classe empresarial em uma das vagas destinadas à participação popular do colegiado. Durante o encontro, foram alinhadas outras ações relacionadas à parceria entre as duas instituições.
Na quinta-feira (11), dando continuidade às ações para concretizar a parceria entre a Sudeco e SENAI/FIBRA, o Diretor Renato Brown e Camila Dantas, Chefe de Divisão, receberam Ricardo Andrade Pereira, Gerente Executivo de Serviços do SENAI e Kallinny Dutra, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia.
Para fomentar os setores industrial e tecnológico na Região Centro-Oeste, em especial na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), o SENAI apresentou as possibilidades de qualificação da população. O objetivo é buscar a conjunção de esforços das partes com a finalidade precípua de promover o desenvolvimento e a execução de programas de formação profissional e técnica, direcionadas ao treinamento e à especialização da mão de obra no mercado.
COARIDE
O Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE) é o colegiado que possui a finalidade de coordenar as atividades a serem desenvolvidas na RIDE. A criação do COARIDE foi autorizada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, que foi regulamentada pelo Decreto nº 7.469, de 04 de maio de 2011 (alterado pelo Decreto n° 11.911, de 06 de fevereiro de 2024).
Compete ao COARIDE:
- coordenar as ações dos entes federados que compõem a RIDE, visando ao desenvolvimento e à redução de suas desigualdades regionais;
- aprovar e supervisionar planos, programas e projetos para o desenvolvimento integrado da RIDE;
- programar a integração e a unificação dos serviços públicos que sejam comuns à RIDE;
- indicar providências para compatibilizar as ações desenvolvidas na RIDE com as demais ações e instituições de desenvolvimento regional;
- harmonizar os programas e projetos de interesse da RIDE com os planos regionais de desenvolvimento;
- coordenar a execução de programas e projetos de interesse da RIDE;
- aprovar seu Regimento Interno.
Por Thamy Frisselli