Notícias
21ª reunião do Condel lança o FCO Pantanal
Nesta quarta-feira (11), em Brasília, foi realizada a 21ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel). Durante o evento, foi lançado o FCO Pantanal entre outras deliberações. A reunião contou com a presença de autoridades como a superintendente da Sudeco, Luciana Barros, o secretário-executivo do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro; o vice governador do Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha; o vice governador do Mato Grosso, Otaviano Pivetta; o vice presidente do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron e o secretário executivo do Consórcio Brasil Central, José Eduardo Pereira, além de representantes de diversos setores estratégicos.
O principal destaque foi a aprovação da linha do FCO Pantanal que busca auxiliar empreendedores e produtores rurais que tiveram suas atividades prejudicadas pela severa estiagem e pelas queimadas que afetam o bioma Pantanal. O objetivo dessa linha é promover o manejo integrado do fogo e incentivar a adoção de técnicas agropecuárias sustentáveis, visando a recuperação econômica e ambiental da região.
Luciana Barros destacou que essa iniciativa emergencial é uma resposta direta às dificuldades enfrentadas pelos empreendedores do Pantanal. “Estamos trabalhando para que o financiamento contemple uma ampla gama de investimentos, contribuindo para a recuperação da produção local. Nosso foco é o desenvolvimento econômico, mas sempre com um olhar atento para o desenvolvimento social e sustentável da nossa região”, afirmou.
A superintendente também ressaltou a preocupação do Governo Federal com as áreas afetadas pelos incêndios: “Há um compromisso em apoiar os pequenos empreendedores cujas atividades foram impactadas pelas estiagens e queimadas no Pantanal. O FCO Pantanal será um instrumento fundamental para promover a recuperação, garantindo o manejo integrado do fogo, a recuperação das atividades atingidas e o incentivo à adoção de técnicas sustentáveis. Isso inclui a proteção contra queimadas, a conservação do solo, a preservação do bioma, além de possibilitar a retenção e aquisição de matrizes bovinas e a implementação de maquinário".
O secretário executivo do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, também reforçou a importância do FCO Pantanal e o comprometimento da Sudeco na organização dos conselhos deliberativos, especialmente em relação à capacitação da governança e ao trabalho realizado pelas caravanas. “Hoje, ao longo deste um ano e meio, já podemos ver os resultados concretos dessa atuação da superintendência. Além de tudo isso, estamos discutindo o fortalecimento da Sudeco. Em reunião com o ministro Waldez Goés, debatemos a criação de uma carreira voltada ao desenvolvimento regional, não só para a Sudeco, mas também para a Sudene e Sudam. Existe muito trabalho em torno desse tema, mas faço questão de destacar a inovação que a superintendência tem trazido na entrega das políticas públicas. Isso é realmente inovador.”
CONDEL
Instituído pela Lei Complementar nº 129 de 2009, o Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel) é um órgão deliberativo da Sudeco. Composto por governadores dos estados da região Centro-Oeste, além do Distrito Federal, e ministros das áreas de Fazenda, Integração e Desenvolvimento Regional, Planejamento, Orçamento, Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Condel também conta com representantes de municípios, do setor empresarial, dos trabalhadores, ONGs e do Banco do Brasil.
O conselho é responsável por aprovar planos e propostas voltadas para setores estratégicos da economia regional, além de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, seja diretamente ou por meio de comitês temáticos, desempenhando um papel essencial na promoção do desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste.
Por Ascom Sudeco