Notícias
20ª reunião do Condel aprova Diretrizes e Prioridades do FCO e FDCO para 2025
Nesta quarta-feira (12), aconteceu na sede do Banco do Brasil, em Brasília, a 20ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel), em que foram aprovadas propostas de diretrizes e prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), para o exercício de 2025, bem como alterações da Programação do FCO de 2024.
A reunião, que aconteceu de forma híbrida, contou com a presença da superintendente da Sudeco e secretária-executiva do Condel, Sra. Luciana Barros, do secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e presidente substituto do Condel , Sr. Valder Moura; do vice-governador do estado de Goiás, Sr. Daniel Vilela, do governador de Mato Grosso do Sul, Sr. Eduardo Riedel; da ministra substituta do Ministério do Turismo, Sr. Ana Carla Fernandes; da secretária-executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sra. Cristina Mori, da secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Sra. Fernanda Oliveira, do vice-presidente do Banco do Brasil, Sr. José Ricardo Sasseron; e do vice-presidente da Federação do Comércio Bens e Serviços e Turismo de MT, Sr. Marco Pessoz.
Quanto às diretrizes e prioridades do FCO e do FDCO foram aprovadas a Minuta de Resolução nº 153 e a Minuta de Resolução nº 154, respectivamente. Referente a alteração da Programação do FCO vigente, os presentes concordaram com as propostas de mudanças, as quais visam reduzir dúvidas ou interpretações equivocadas sobre a aquisições de aeronaves e desburocratizar o acesso ao crédito do FCO.
Para Luciana Barros, os recursos do FCO são fundamentais para apoiar projetos dos micros e pequenos empreendedores e agricultores familiares contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região: “Espero trabalhar para que estes recursos sejam disponibilizados de forma ágil e eficiente para que os empreendedores da nossa região possam gerar renda e assim desenvolver ainda mais o Centro-Oeste”, disse.
Durante o encontro, o Banco do Brasil, instituição financeira administradora dos recursos do FCO, apresentou os resultados das contribuições do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO). A instituição ainda informou sobre as operações contratadas com recursos desse Fundo, de novembro de 2023 a abril de 2024, com valores iguais ou superiores a R$10 milhões.
O secretário-executivo do MIDR, Sr. Valder Ribeiro, parabenizou o esforço das instituições parceiras no processo do desenvolvimento regional: “Reafirmo aqui o compromisso do Presidente Lula com a agenda do desenvolvimento regional. Quando falamos do fortalecimento da democracia, responsabilidade com o clima, combate às desigualdades locais, nós estamos falando de desenvolvimento sustentável do país” disse.
CONDEL
Instituído pela Lei Complementar n° 129 de 2009, esse Colegiado, é um órgão deliberativo da Sudeco, composto por governadores dos estados da região Centro-Oeste e do Distrito Federal, ministros da Fazenda, Integração e do Desenvolvimento Regional, Planejamento e Orçamento, Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, além de representantes dos municípios da região central do Brasil, classe empresarial, trabalhadores, ONGs e Banco do Brasil.
Entre suas atribuições, está a aprovação planos e propostas que favoreçam setores importantes da economia regional, além de acompanhar seus trabalhos, diretamente ou por meio de comitês temáticos, desempenhando um papel fundamental na promoção do desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste.
Por Thamy Frisselli