Notícias

Sudeco e SFB discutem revitalização de microbacias no Centro-Oeste

O encontro avaliou um conjunto de ações para promover o desenvolvimento socioeconômico na região
Publicado em 01/10/2021 11h55 Atualizado em 01/10/2021 14h00
Bacia Tocantins-Araguaia.jpeg

Hidrográfica do Centro-Oeste, bacia Tocantins-Araguaia. Foto: Agência ANA

Nesta quinta-feira (30), o superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Nelson Fraga, e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Pedro Neto, trataram sobre parceria para a viabilização do projeto de revitalização das microbacias do Centro-Oeste.

O encontro teve por objetivo propor uma agenda única entre as instituições para iniciar um conjunto de ações e políticas públicas que possam promover preservação das microbacias hidrográficas, em sinergia com os setores produtivos das cidades ribeirinhas, visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável na região. 

Na oportunidade, o superintendente Fraga destacou a importância da segurança hídrica na região e apresentou ao SFB a proposta do projeto, com o levantamento de dados das atuais potencialidades e ameaças das microbacias locais.  

Segundo o coordenador-geral do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), Marcus Vinícius, a partir das tratativas da reunião, a instituição realizará o cruzamento de dados fornecidos pela Sudeco com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), contando também com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a realização do projeto.