Notícias
LANÇAMENTO
Superintendência prestigia lançamento do Sistema do Artesanato de Goiás em Pirenópolis (GO)
Superintendente Nelson Fraga ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, da chefe de gabinete da Sudeco, Franciane Nascimento e da Diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado no lançamento da SAG, em Pirenópolis. Foto: Octacilio Queiroz
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) prestigiou na manhã dessa terça-feira (29), o lançamento do Sistema do Artesanato de Goiás (SAG), em Pirenópolis (GO). A inciativa da Secretaria Estadual da Retomada e visa posicionar estrategicamente o artesanato goiano, assim como conectar a cadeia produtiva ao mercado. A cerimônia aconteceu na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e contou com a presença do superintendente da Sudeco, Nelson Vieira Fraga Junior e da chefe de gabinete, Franciane Nascimento.
O SAG é uma ação integrada do governo de Goiás, que reúne entidades como a Goiás Turismo, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e as secretarias de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e de Cultura (Secult). Além da implantação do sistema, está prevista a criação de uma certificação, o Selo do Artesanato Goiano e estruturação do Centro de Referência do Artesanato de Goiás (Cerart-GO), que irá funcionar onde atualmente é a Casa do Turismo, em Goiânia.
Titular da Secretaria da Retomada, César Moura apontou o SAG como exemplo de trabalho em conjunto com outras secretarias e entidades. “Queremos reconhecer, valorizar e divulgar as potencialidades da arte produzida em Goiás, o que é uma determinação do governador, e nós, junto com os parceiros, trabalhamos para cumprir essa missão”, declarou.
O superintendente Fraga enfatizou a importância da ação para a promoção da economia criativa no estado e para o fomento ao artesanato goiano, assim como colocou a Sudeco à disposição para apoiar o projeto. “A Superintendência tem alguns caminhos que podem auxiliar nesse processo de fortalecimento do arranjo produtivo local. Um deles é a viabilização de recursos para a capacitação dos artesãos e de estruturação das cooperativas. É muito importante que a Sudeco esteja junto e participando desse processo, porque o objetivo principal é fazer com que o desenvolvimento, o crescimento econômico chegue para as pessoas”.
Durante a solenidade, a primeira-dama, Gracinha Caiado, fez a entrega simbólica do CNPJ da Cooperativa dos Artesãos de Goiás (Cartago) ao presidente da entidade, Carmelito Pereira. A formalização permite aos cooperados divulgar, comercializar e representar oficialmente o artesanato goiano. “O caminho para a retomada econômica, educacional e social, que estamos construindo, não se resume a apenas uma estratégia. Nossa meta é cuidar das pessoas e fazer do nosso estado uma referência na vida de cada um que vive aqui”, definiu a coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, a primeira-dama Gracinha Caiado.
O evento contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento e Inovação de Goiás, Márcio César Pereira; do Reitor da UEG, Valter Gomes Campos; do superintendente da Retomada do Trabalho, do Emprego e da Renda, Décio Coutinho; do presidente da Turismo Goiás, Fabrício Amaral; da primeira-dama do município, Nair Vidal; além de representantes do Senac, da Associação dos Artesãos em Prata de Pirenópolis, da Associação da Rua do Lazer e do Conselho da Indicação Geográfica de Prata de Pirenópolis.
Com informações da Ascom/SA
MAIS FOTOS
![]() |
![]() |
![]() |
Fotos: Octacilio Queiroz


