Geral
Convênio
Sudeco viabiliza R$ 250 mil para compra de equipamento em Querência (MT)
Aquisição de retroescavadeira em Querência (MT). Foto: Júnior Silgueiro - Foto: Junior Silgueiro
A liberação de recursos federais por meio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) tem se tornado fundamental para a promoção do desenvolvimento do Centro-Oeste. Desta vez, o município de Querência (MT) foi a beneficiado ao receber R$ 250 mil para a compra de uma retroescavadeira. O equipamento servirá para manutenção da malha viária e dos corredores de transporte dos insumos e da produção local.
Com uma população de 13 mil habitantes, o município de Querência (MT) é um dos maiores produtores de grãos do estado. Movimenta a economia com a venda de equipamentos agrícolas, peças, insumos para o transporte rodoviário. Desta forma, a cidade consegue gerar empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
De acordo com a Prefeitura Municipal, a retroescavadeira servirá para a pavimentação e a conservação das estradas vicinais, com o intuito de melhorar as condições de trafegabilidade no local e o escoamento da produção agrícola. Segundo ela, as vias possuem um tráfego intenso, o que acarreta desgaste das pistas, principalmente nos períodos de chuva. “As condições das estradas são um dos maiores entraves ao desenvolvimento econômico e social da região. A maioria das estradas ainda não está pavimentada”, destaca.
O projeto pretende atender os agricultores familiares dos assentamentos Coutinho União, Brasil Novo, São Manoel, Pingo d’água, Canaã. Cerca de 762 famílias serão beneficiadas diretamente. “Toda população do município será beneficiada indiretamente, seja utilizando as vias públicas rurais, seja na prestação de serviços gerados na cidade, em virtude do agronegócio, que movimenta a economia e o comércio local”, ressalta a administração de Querência.
A proposta atende aos objetivos do Programa 2029 do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Sudeco, que visa estruturar rotas de integração para o desenvolvimento regional e territorial. Além disso, pretende-se, por meio do programa federal, garantir a trafegabilidade municipal, promovendo o crescimento econômico e a mitigação das desigualdades regionais no Centro-Oeste.