Notícias
Sudeco avança em Integridade e Governança com base no MMIP da CGU
Brasília - A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) deu um passo importante em seu compromisso com a transparência na gestão pública. A Autarquia sediou nesta terça-feira (4) a reunião de autoavaliação de Integridade Pública de 2024, uma iniciativa desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) por meio da Secretaria de Integridade Pública (SIP).
O encontro marcou a finalização da fase de assessoria na qual a Sudeco buscou aprimoramento em suas práticas de governança com base no Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP). A autoavaliação de 2024 consolidou a Sudeco no Nível 1 pleno (Inicial) com 100% de implantação dos requisitos.
A avaliação, realizada entre junho e agosto de 2024, teve uma nota geral de 2,49 (de um total de 3 pontos) e considerou três elementos centrais no modelo com os seguintes resultados:
Elemento 1 - Governança e Estrutura Organizacional para Integridade: 82% de implantação.
Elemento 2 – Capacidade Organizacional para a Integridade: 76% de implantação.
Elemento 3 – Gestão e Desempenho da Integridade: 67% de implantação.
Os dados divulgados projetam os próximos passos para o futuro. O objetivo da Sudeco e da assessoria da CGU é buscar o Nível 3 pleno (Integrado). A Autarquia já apresentou registros significativos, atingindo 70% de implantação nos requisitos do Nível 3, considerando que é necessário alcançar 100% para cumprir um nível.
A Sudeco foi recriada em 2011 com cerca de 100 servidores e, em 2025, conta com cerca de 30. A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, comemora os esforços dos servidores mesmo com uma equipe enxuta. “Os resultados alcançados acontecem de uma forma muito eficiente dado a quantidade de servidores que estão dando o melhor do seu trabalho”.
A Auditora Federal de Finanças e Controle da CGU, Flávia Costa Marques, parabenizou a estrutura da Sudeco. “Um ponto que me chamou a atenção na análise dos documentos é que foram poucas as entidades que apresentaram um diagnóstico e a Sudeco tem o aval de um diagnóstico da situação organizacional de integridade.”
O trabalho reforça o compromisso da Sudeco com o ambiente organizacional ético e aprimoramento contínuo da sua integridade.
Por Marquelle Antunes