O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é responsável pela coordenação das ações de vacinação no Brasil. Seu objetivo é garantir acesso universal, gratuito e igualitário às vacinas, assegurando a prevenção de doenças transmissíveis em todo o território nacional.
O PNI é referência mundial por sua amplitude, qualidade e cobertura, disponibilizando atualmente 47 imunobiológicos: 30 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas, que contemplam todas as fases da vida: crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas.
Foto: Secretaria de Saúde do DF
Graças às vacinas, o país erradicou doenças como varíola e poliomielite e eliminou sarampo, rubéola e rubéola congênita. Também houve grande controle sobre difteria, coqueluche, tétano, hepatite B, meningites, febre amarela, caxumba e formas graves da tuberculose.
Mais recentemente, o PNI incluiu vacinas contra HPV, influenza e Covid-19, sempre atualizando o calendário para proteger a população.
Foto: Secretaria de Saúde do DF
O PNI é coordenado pelo Ministério da Saúde, que planeja, financia e distribui as vacinas. As Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde são responsáveis por aplicar as doses em postos, unidades de saúde e campanhas.
Para manter a qualidade, o Brasil conta com a Rede de Frio, que garante a conservação das vacinas, e com os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que oferecem vacinas específicas para grupos que precisam de proteção diferenciada.
Atuação do P´NI
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) atua de forma integrada para garantir o acesso da população brasileira a vacinas seguras e eficazes. Suas ações incluem a definição do calendário nacional, a distribuição de imunobiológicos, o monitoramento de coberturas vacinais, a manutenção da Rede de Frio e a divulgação de orientações técnicas. O programa também estabelece normas para registros vacinais, acompanha a segurança das vacinas e enfrenta desafios como a hesitação vacinal, reafirmando seu papel essencial na proteção da saúde pública. São ações do PNI:
Dados e Painéis de Vacinação
O PNI disponibiliza informações em tempo real sobre vacinação no país. Nos painéis é possível acompanhar:
Cobertura vacinal por local de residência e por ocorrência.
Distribuição de vacinas do MS às Centrais Estaduais de Rede de Frio.
Número de doses e as idades adequadas para cada vacina.
Indicadores específicos sobre Covid-19, HPV e influenza.

