O FIESMED é o abatimento ou a ampliação da carência da dívida do financiamento estudantil para médicos e médicas que fizeram a graduação financiada pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). As bonificações são regulamentadas por normativas do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Ministério da Saúde é responsável por definir as áreas prioritárias, analisar e validar os dados e períodos de trabalho dos profissionais elegíveis para a concessão das bonificações.
Regras e quem pode utilizar esse benefício
Importante: Os benefícios não são cumulativos.
Regra Abatimento 1%
Quem pode utilizar:
Regra Covid-19
Quem pode utilizar:
Importante: A publicação da lista dos elegíveis visa tornar o processo de análise dos critérios mais célere e transparente, entretanto, não garante a implementação da bonificação, a qual depende da operacionalização por parte do FNDE e o agente financeiro.
Regra Carência Estendida
A carência estendida permite que o médico(a) que teve sua graduação financiada pelo FIES suspenda temporariamente, durante o período em que você estiver cursando a Residência Médica, a cobrança das prestações referentes à fase de amortização do financiamento.
Quem pode utilizar
Médico(a) que estiver cursando Residência Médica de especialidades prioritária pode solicitar a carência estendida. São elas:
- Clínica Médica
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e Obstetrícia
- Pediatria
- Neonatologia
- Medicina Intensiva
- Medicina de Família e Comunidade
- Medicina de Urgência
- Psiquiatria
- Anestesiologia
- Nefrologia
- Neurocirurgia
- Ortopedia e Traumatologia
- Cirurgia do Trauma
- Cancerologia Clínica
- Cancerologia Cirúrgica
- Cancerologia Pediátrica
- Radiologia
- Diagnóstico por Imagem
- Radioterapia

