Cuidado Farmacêutico no SUS
Cuidado farmacêutico é o modelo de prática profissional que se concretiza por meio de ações e serviços realizados pelo farmacêutico, de forma integrada com as equipes de saúde, voltados ao usuário, à família e à comunidade, visando ao uso seguro e racional de medicamentos e aos melhores resultados em saúde. Engloba um conjunto de atividades e processos de trabalho, protagonizados pelo farmacêutico e desenvolvidos no âmbito da atenção à saúde, envolvendo atividades técnico-pedagógicas e clínico-assistenciais.
O medicamento é um insumo terapêutico essencial na saúde da população, e, quando utilizado de forma racional, passa a ser um dos recursos de maior custo-efetividade. Entretanto, quando utilizado de forma inadequada, torna-se um significativo problema de saúde pública. Garantir o acesso de forma ampliada e com foco na pessoa é um dos objetivos da implementação do cuidado farmacêutico, pois garante, além do acesso à tecnologia em saúde, o acesso ao cuidado relacionado ao uso adequado dos medicamentos.
Ações para implementação
O Núcleo do Cuidado Farmacêutico elabora estratégias para a implementação do Cuidado Farmacêutico no SUS, prevendo ações em todos os componentes da assistência farmacêutica, com foco centrado na pessoa. A implementação do cuidado farmacêutico constitui uma prática inovadora e necessária, pois traz benefícios clínicos, econômicos e humanísticos para o SUS.