Cuidado Farmacêutico para a população
Cuidado farmacêutico é o conjunto de ações e serviços realizados pelo profissional farmacêutico, levando em consideração as concepções do indivíduo, família, comunidade e equipe de saúde com foco na prevenção e resolução de problemas de saúde, além da sua promoção, proteção, prevenção de danos e recuperação, incluindo não só a dimensão clínico-assistencial, mas também a técnico-pedagógica do trabalho em saúde.
Papel do farmacêutico no acompanhamento do paciente e na promoção do uso racional de medicamentos
O atendimento realizado pelo farmacêutico tem como objetivo identificar e resolver problemas relacionados ao uso de medicamentos, buscando otimizar seu resultado e promover seu uso racional. As consultas farmacêuticas podem ser realizadas na unidade de saúde, nos ambulatórios e até mesmo nos hospitais, ou, ainda, em uma visita domiciliar, e podem ser compartilhadas com outros profissionais envolvidos no cuidado ao paciente.
Relevância para a saúde pública
O medicamento é um recurso terapêutico essencial para a saúde da população, no entanto, quando utilizado de forma irracional, pode trazer sérios riscos ao usuário e grande impacto na saúde pública. Apenas ter acesso ao medicamento não garante que o problema de saúde será resolvido – para isso, é necessário que o medicamento seja utilizado de forma correta, e o acompanhamento do processo de uso feito pelo farmacêutico reconhecidamente contribui para melhores resultados, tanto para o paciente, quanto para o sistema de saúde.
Benefícios para a população
O usuário atendido pelo farmacêutico recebe um olhar integral, sem foco em um medicamento ou problema de saúde, através de uma relação de confiança estabelecida entre ambos. A finalidade é melhorar a qualidade de vida do usuário, através da oferta de um cuidado integrado à equipe de saúde, com ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde individual e coletiva.