Notícias
PESCA ARTESANAL E AQUICULTURA
Ministro André de Paula participa do lançamento do Projeto Água no Campo, em Tocantins
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve em Palmas (TO) para o lançamento do projeto Água no Campo. A iniciativa leva água potável para comunidades rurais no interior do estado, principalmente no município de Porto Nacional. Entre os beneficiados, estão pescadores artesanais e pequenos aquicultores da região.
Em sua fala, André de Paula reforçou a relevância do projeto para a comunidade. “Esse projeto leva água, dignidade e produção para agricultores familiares. Essa infraestrutura garante a permanência no campo, além de renda e segurança alimentar para as famílias”, afirmou.
O ministro também ressaltou algumas ações do Ministério da Pesca e Aquicultura que têm feito a diferença na vida dos pequenos aquicultores e pescadores artesanais. “Neste ano retomamos a estatística pesqueira, estamos abrindo novos mercados para o pescado e incluímos o pescado na cesta básica e na merenda escolar, entre outras ações. Essas políticas trazem mais alimentos, mais renda e desenvolvimento sustentável para o nosso país”, destacou.
Sobre o Projeto Águas no Campo
O projeto Águas no Campo é de autoria do senador Irajá Silvestre em parceria com a prefeitura de Porto Nacional. O objetivo é levar água potável à pequenos agricultores familiares, com a perfuração de mais de 400 poços artesianos nas propriedades rurais. O investimento total previsto é de mais de R$ 20 milhões.
Referência no setor – Tocantins é um dos maiores piscicultores do país, com mais de 18 mil toneladas de peixe produzidos por ano. São mais de 7 mil pescadores registrados, dos quais 42 % são mulheres. Além disso, o estado se destaca como líder nacional da pesca amadora e esportiva.