Notícias
PESCA ARTESANAL
Lançamento do Programa Povos da Pesca Artesanal reúne ministro e comunidade pesqueira em Pernambuco
Nesta sexta-feira (19/07), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, esteve na Universidade Federal de Pernambuco reunido com representantes do Ministério, de organizações da pesca artesanal, de pescadoras e pescadores, para lançar nove ações do Programa Povos da Pesca Artesanal.
Lançado em agosto de 2023, pelo Governo Federal, esse Programa visa fortalecer as comunidades e os territórios pesqueiros, respeitando e promovendo os modos de vida tradicionais e a atividade de pesca artesanal. Essas ações serão desenvolvidas em parceria com diversas instituições de ensino e órgãos do Governo, totalizando um investimento de 6 milhões de reais em benefício aos povos da pesca artesanal do estado de Pernambuco.
Para o secretário nacional de Pesca Artesanal do MPA, Cristiano Ramalho, “a parceria entre a Universidade, instituições de ensino, com os movimentos sociais da pesca, é fundamental para a gestão pública, pois são os conhecimentos científico e tradicionais que estão colaborando para atendermos às demandas históricas da comunidade pesqueira”.
Durante o evento, o ministro também pôde conversar com o setor para ouvir seus anseios e necessidades. “Estamos aqui para celebrar mais essa conquista para a comunidade pesqueira artesanal, os esforços que empenhamos no Ministério são para garantir o desenvolvimento e mais oportunidades para as pescadoras e pescadores. Estamos atentos, ouvindo e envolvendo a comunidade na gestão das políticas públicas voltadas à elas. O compromisso do Governo Federal com esse setor e nossa parceria com as instituições agentes, dessas ações lançadas hoje, vêm para fortalecer quem trabalha na pesca”, disse o ministro.
As ações lançadas são voltadas para a retomada da extensão pesqueira, investimentos na cadeia produtiva, apoio à juventude da pesca artesanal, combate aos impactos do petróleo, para a área da saúde, pesquisa e valorização ao trabalho feminino na pesca.
