Notícias
MARISCAGEM
Workshop apoiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e CNPq fortalece o trabalho da mulher na mariscagem do Nordeste
Entre os dias 19 e 21 deste mês, aconteceu o 1º Workshop da RedeMaris, uma rede de pesquisa colaborativa sobre mariscagem sustentável no Nordeste do Brasil, evento que reuniu marisqueiras, pescadoras artesanais, pesquisadores e gestores públicos na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a fim de discutir os desafios da mariscagem e sugerir soluções sustentáveis para o setor. O encontro, que surge de um projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), abrange 67 pesquisadores e representantes de nove estados do Nordeste.
Segundo a coordenadora-geral de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira do MPA, Martilene Rodrigues de Lima, o evento revela a potencialidade do trabalho das mulheres marisqueiras. “É importante dizer que as marisqueiras, há muito tempo, almejam ser reconhecidas e visibilizadas, tanto nas suas atividades, quanto no que elas produzem. Essa ação será um pontapé inicial para esse reconhecimento, pois será feito o diagnóstico da atividade delas e da importância das mulheres nessa atividade, tendo como resultado a construção de políticas públicas para a mariscagem”, aborda.
Martilene também contou que novos encontros e projetos virão pela frente. “Haverá conversas com as comunidades que irão realizar as próximas capacitações, e junto com as marisqueiras, começaremos a produzir as pesquisas. A partir desse projeto elas vão sair da invisibilidade e, com certeza, a produção será reconhecida e valorizada”, completa.
O projeto RedeMaris - Conectando Saberes para o Desenvolvimento Sustentável da Mariscagem no Nordeste do Brasil - foi contemplado pela chamada CNPq/MPA Nº 14/2024 - Diagnóstico da Atividade de Mariscagem nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil, realizado pelo MPA e o CNPq, com a finalidade de incentivar projetos de pesquisa que contribuem para a elaboração de diagnóstico da atividade de mariscagem, nas Regiões Norte e Nordeste, destacando os aspectos ecológicos e socioeconômicos, a agregação de valor ao produto final e a importância da participação da mulher nessa atividade.