Notícias
Povos da Pesca Artesanal
Saberes das Águas: Projeto Pescantar será lançado no Rio de Janeiro
Na próxima sexta-feira (21/3), será lançado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) o projeto Pescantar. A atividade, que tem a parceria do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), incentiva a reconstrução da Política Nacional de Extensão Pesqueira, por meio de atividades e oficinas voltadas aos interesses dos grupos locais. O evento será realizado no campus de Seropédica, às 15h e contará com a presença de pescadores e pescadoras artesanais, entidades de apoio e fomento, parlamentares e gestores públicos.
O Pescantar conta com financiamento do Termo de Execução Descentralizada entre o MPA e a UFRRJ, estabelecido por meio de convênio entre a universidade e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ.
A iniciativa tem a finalidade de promover a pesquisa, ação e extensão universitária através da “Gestão Social e Ambiental da Pesca Artesanal”, “Assistência e Extensão Pesqueira” e “Processos Educativos e Formativos Diferenciados”, voltadas às comunidades da Baía de Ilha Grande, Baía de Sepetiba e Lagoa de Araruama, no estado do Rio de Janeiro.
O projeto tem como foco a construção do conhecimento para promoção do desenvolvimento territorial sustentável, considerando aspectos étnico-raciais, geracionais e de gênero na geração de subsídios para a reconstrução do Programa Nacional de Extensão Pesqueira. Para isso, conta com uma equipe interdisciplinar, formada por docentes e estudantes da UFRRJ dos cursos de administração pública, agronomia, biologia, ciências agrícolas, economia, geografia, jornalismo e zootecnia.
O coordenador-adjunto do projeto Edmir Amanajás comenta que a iniciativa surgiu da necessidade de conciliar a aplicação de políticas públicas através da visão sobre as realidades do território. “Os princípios da gestão social e ambiental e o desenvolvimento territorial sustentável da pesca artesanal são orientadores no diálogo e na construção participativa do projeto junto às comunidades. As ações devem iniciar em maio e serão pautadas a partir do interesse coletivo”, destaca.
Povos da Pesca Artesanal - A ação “Saberes das Águas”, que faz parte do programa do MPA, vem capacitando pescadores e pescadoras artesanais, integrando tradição e práticas sustentáveis. Com uma abordagem participativa, busca fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que respeitem e fortaleçam os modos de vida das comunidades pesqueiras, promovendo justiça social, cultural e ambiental.
“As atividades estão voltadas às questões relacionadas ao território, à educação contextualizada, às questões de gênero, entre outros eixos norteadores do programa”, afirma o diretor do Departamento de Inclusão Produtiva e Inovações da SNPA/MPA, Diogo Martins Nunes.
Diogo acrescenta ainda que a ação está inserida no contexto da formulação de uma nova abordagem para a extensão pesqueira e assistência técnica no Brasil. “As universidades desempenham um papel essencial na indução de políticas públicas para as comunidades pesqueiras, sendo agentes fundamentais para a extensão pesqueira no país”, finaliza.