Notícias
PRÊMIO MULHERES DAS ÁGUAS
Mulheres das Águas: número de inscritas na edição 2025 bate recorde
O Prêmio Mulheres das Águas é um dos símbolos da recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura. Desde 2023, premia pescadoras, aquiculturas, gestoras e pesquisadoras que se destacam pelo trabalho realizado. Neste ano, o número de inscritas bateu um recorde: foram registradas 306 inscrições válidas, contra 185 em 2024 e 73 em 2023.
A maior parte das inscrições (61%) foi feita pelas próprias mulheres as águas, enquanto as demais (39%) foram indicadas por outras pessoas ou instituições ligadas à pesca e aquicultura.
Além disso, a maioria das mulheres participantes são pretas, pardas ou indígenas (cerca de 72% do total). Os estados com maior número de inscritas foram Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas, Santa Catarina e Pará. No entanto, foram registradas inscrições de praticamente todos os estados brasileiros.
Segundo o Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade, Paulo Faria, “o desafio agora está nas mãos da comissão avaliadora, que terá a tarefa nada fácil de selecionar apenas 11 histórias entre 306 trajetórias inspiradoras”.
Sobre o Mulheres das Águas
Esta é a terceira edição do prêmio, promovido pelo MPA. Desde o primeiro ano, foram premiadas mulheres com uma atuação relevante para a promoção da pesca e aquicultura sustentável, em pesquisa e inovação. São 11 categorias diferentes:
- Pesca Artesanal Marinha;
- Pesca Artesanal Continental;
- Pesca Artesanal Estuarina;
- Pesca Industrial ou Indústria do Pescado;
- Pesca Amadora e Esportiva;
- Pesca ou Aquicultura de Ornamentais;
- Pesca Artesanal ou Aquicultura Indígena;
- Aquicultura Marinha ou Estuarina;
- Ensino Pesquisa e/ou Extensão;
- Aquicultura Continental e
- Gestão Pública ou Privada.
O resultado das vencedoras será divulgado no dia 26 de fevereiro e a premiação será realizada em março, ainda sem data definida. Clique no link abaixo para conferir o edital completo da premiação.