Notícias
PROMOÇÃO
MPA participa da 2ª Exposição Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa
O Ministério da Pesca e Aquicultura participou da 2.ª Exposição Económica e Comercial China-Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX), em Macau, organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e Investimento (IPIM) da Região Administrativa Especial de Macau (REM), entre os dias 22 e 25 de outubro de 2025. A C-PLPEX é uma das principais plataformas de integração econômica entre a China e os países de língua portuguesa. O evento reúne expositores de diferentes áreas — como economia azul, indústria agrícola, comércio eletrônico transfronteiriço, energias renováveis e produtos alimentares — e proporciona oportunidades de cooperação tecnológica e fortalecimento de redes institucionais.
Parcerias e inovação na aquicultura
O MPA foi representado pela secretária nacional de Aquicultura, Fernanda de Paula, e pelo assessor especial do ministro, Carlos Mello, que acompanharam os expositores brasileiros no evento. Além da participação na exposição, os representantes do MPA participaram de painéis temáticos, mesas redondas e fóruns de discussão.
A secretária Fernanda de Paula discursou na cerimônia conjunta de abertura, que neste ano reuniu três importantes eventos: além da C-PLPEX, a 30ª Feira Internacional de Macau (MIF) e a Exposição de Franquias e Marcas Internacionais de Macau (MFE 2025), promovendo sinergias entre os setores público e privado e fortalecendo o intercâmbio entre economias lusófonas e o mercado chinês.
Ainda, Fernanda de Paula participou de duas mesas redondas: uma sobre Pequenas e Médias Empresas da China e dos Países de Língua Portuguesa e outra sobre Cooperação Econômica e Comercial entre a Província de Fujian, Macau e os CPLP.
“Esses encontros fortalecem a cooperação com parceiros estratégicos e permitem trocar experiências sobre inovação e sustentabilidade na aquicultura”, afirmou Fernanda.
Neste mesmo dia, o assessor especial Carlos Mello participou do Fórum no âmbito da Cooperação da Cadeia da Indústria Agrícola entre a China e os Países de Língua Portuguesa, organizado pela Universidade de São José – USJ Macau.
“Foi uma oportunidade importante para apresentar o potencial da aquicultura brasileira e conhecer iniciativas que podem inspirar novas práticas no país”, destacou Mello.
Inovação e inteligência artificial na aquicultura
Dando sequência à missão, a delegação brasileira se reuniu com o professor Benjamin Rosman, ex-aluno do Instituto de Percepção, Ação e Comportamento (IPAB) da Escola de Informática, que recentemente foi incluído na lista de 2025 da revista TIME das 100 Pessoas Mais Influentes em IA. O professor Benjamin foi um dos convidados de honra da Conferência UNU Macau AI 2025, que reuniu mais de 500 participantes de mais de 30 países para explorar o futuro da inteligência artificial sob o tema “IA para a Humanidade: Construindo um Futuro Digital Equitativo”. O evento foi um marco importante na Série de Eventos Milestone da UNU Macau, comemorando o 80º aniversário das Nações Unidas e o 50º aniversário da Universidade das Nações Unidas.
Na oportunidade, a secretária de Aquicultura, o assessor especial e os expositores brasileiros discutiram com o professor Benjamin sobre o futuro da aquicultura e da pesca no Brasil e como a inteligência artificial pode colaborar no desenvolvimento sustentável da atividade. Cabe destacar que a missão em Macau foi uma das demandas do Comitê de Competitividade do MPA, no âmbito do CONAPE, que trabalha focado em desenvolver uma aquicultura nacional mais pujante e sustentável. Para esse objetivo, o MPA segue atuando na abertura de novos mercados para o pescado brasileiro e na modernização da produção nacional.
Cooperação e visitas técnicas
A plataforma estabelecida em Macau mostrou-se de grande relevância e, em continuidade ao Colóquio de Economia Azul, realizado em junho deste ano, foi realizado um colóquio sobre Economia Digital entre a China e os países de língua portuguesa, organizado pelo Fórum de Macau, que contou com a presença dos representantes do MPA como convidados de honra na cerimônia de graduação.
Por fim, o MPA encerrou sua participação na C-PLPEX com o Fórum da Indústria de Ciência e Tecnologia Marinha e Inteligência Artificial, com palestras de Fernanda de Paula e Carlos Mello. Para encerrar a missão, Fernanda e Carlos, ambos zootecnistas e doutores em aquicultura, realizaram visitas técnicas nas cidades de Hengqin e Zhuhai, onde conheceram empreendimentos de aquicultura inspiradores e que certamente podem servir de referência para a produção nacional.
