Notícias
Capacitação
MPA lança curso Requisitos Higiênico-sanitários em Embarcações Pesqueiras
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) deu início ontem (14/04), no campus do Instituto Federal do Espírito Santo em Piúma, ao curso Requisitos Higiênico-sanitários em Embarcações Pesqueiras. A abertura oficial contou com a presença do ministro do MPA, André de Paula, e do secretário-executivo da Pasta, Edipo Araujo.
O curso busca capacitar os profissionais da área no controle de qualidade e na segurança do pescado para atuarem junto às embarcações que processam matéria-prima para a indústria. Além de atender às exigências legais, o curso oferece o treinamento necessário para que os produtores possam garantir a segurança necessária para os produtos à venda nos mercados interno e externo.
Em sua fala, o ministro destacou a importância das parcerias com as instituições de ensino para o desenvolvimento do setor pesqueiro, principalmente na capacitação dos produtores. “É a sinergia entre o que vocês podem oferecer e o que o setor da pesca precisa, para todo mundo ver a importância do IFES de Piúma para a região”, afirmou.
Além disso, André de Paula reforçou o papel do MPA para o empoderamento dos pescadores e aquicultores. “Quando você recria o Ministério da Pesca e Aquicultura, você estimula os estados e as cidades litorâneas a fazerem o mesmo. Você valoriza os profissionais que atuam nessa área”, completou.
Capacitação EAD – O curso Requisitos Higiênico-sanitários em Embarcações Pesqueiras será oferecido na modalidade à distância, com duração total de 90 dias, somando uma carga horária de 100 horas. Cada turma é composta por 100 alunos. A próxima turma começa a receber inscrições a partir de maio, no site do IFES.
Desde a recriação do MPA, já foram investidos mais de R$ 100 milhões em pesquisa e extensão para o desenvolvimento do setor pesqueiro e a capacitação dos pescadores.
Agenda cheia
André de Paula ainda aproveitou a viagem ao Espírito Santo para visitar os terminais pesqueiros de Vitória e Itapemirim. Durante a visitação, ele foi acompanhado pelo governador do estado, Renato Casagrande. Eles ouviram as reivindicações dos pescadores e conheceram as instalações dos terminais.
Além disso, ele também visitou três indústrias do pescado da região: a Atum do Brasil, a Estrela do Mar e a Fishes Brazil. Durante as visitas, o ministro se disse impressionado com o grande potencial que o estado tem para a pesca. “Eu tive a oportunidade conhecer aqui de perto hoje a vocação que o estado tem, conversando com as pessoas, conhecendo os programas e ações que são tocadas por quem faz a pesca no estado”, acrescentou.