Notícias
PESCA ARTESANAL
MPA apoia projeto que beneficia comunidades marisqueiras do litoral nordestino
O projeto RedeMaris - Conectando Saberes para o Desenvolvimento Sustentável da Mariscagem no Nordeste Brasileiro começou em março e até junho deste ano promete construir, por meio de visitas técnicas, redes e parcerias com colônias e organismos coletivos locais. Realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a iniciativa busca o fortalecimento das populações que vivem da mariscagem artesanal.
Nessa fase inicial, o projeto está sendo apresentado formalmente às comunidades, com o propósito de selecionar aquelas que participarão das fases seguintes, que incluem o automonitoramento da pesca de marisco e o levantamento socioeconômico e cultural. De acordo com o professor e coordenador da RedeMaris, Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, o projeto visa melhorar a qualidade de vida das marisqueiras do Nordeste, promovendo inclusão social, empoderamento feminino e reconhecimento cultural.
“A iniciativa capacita as pescadoras, fortalece suas organizações e amplia sua participação na gestão dos recursos pesqueiros. Também aborda questões essenciais como saúde ocupacional, segurança no trabalho e igualdade de gênero, incentivando uma gestão participativa que valoriza tanto os saberes tradicionais quanto o conhecimento científico”, acrescenta.
Para a coordenadora da Secretaria Nacional da Pesca Artesanal do MPA, Natália Gonçalves, o projeto é de fundamental importância para as marisqueiras da região. “Essa iniciativa vem contribuindo para a inclusão social e a valorização do trabalho feminino na pesca artesanal, além de permitir a ampla participação das mulheres na gestão dos recursos pesqueiros. Essa é uma ação importante do ministério, que conta também com as ações das Secretarias Nacionais da Pesca Artesanal e Registro Monitoramento e Pesquisa do MPA”, afirma.
Saiba mais
O projeto RedeMaris foi contemplado pela chamada CNPq/MPA Nº 14/2024 para o diagnóstico da atividade de mariscagem nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ele é realizado pelo MPA e o CNPq com a finalidade de incentivar projetos de pesquisa que contribuam para a elaboração de diagnóstico da atividade, destacando os aspectos ecológicos e socioeconômicos, agregando valor ao produto final e a importância da participação da mulher nessa atividade.