Notícias
CAPACITAÇÃO
Ministro da Pesca e Aquicultura participa da 10ª aula presencial do curso Multiplicadores Aquícolas em Goiás
O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou nesta quinta-feira (25) da aula presencial do curso Multiplicadores Aquícolas, realizada no auditório do Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A atividade marcou a 10ª etapa presencial do curso, que já conta com mais de 5 mil inscritos em todo o país.
Ao lado do ministro, a secretária Nacional de Aquicultura, Fernanda de Paula, destacou o papel estratégico do estado de Goiás para a aquicultura nacional. “Goiás, em 2024, atingiu a produção de 17 mil toneladas de pescado, totalizando 176 municípios, dentre eles, que se destacam, Niquelândia, Quirinópolis e Naçolândia, que correspondem a 90% dessa produção sendo de tilápia-do-nilo”, afirmou.
Segundo Fernanda, os 11 reservatórios de domínio da União localizados no estado têm potencial de suporte para 255 mil toneladas. “Tem noção do que é isso em termos práticos? A nossa produção irá aumentar absolutamente quando a gente conseguir atingir todo esse potencial”, completou.
Participaram também do evento o secretário-executivo Adjunto Lázaro Medeiros e Diogo Lobo Favoretto Pereira de Souza, Superintendente da Pesca do Estado.
Conclusão do curso e entrega de certificados
Os participantes que concluíram todos os módulos do curso e estavam presentes na solenidade receberam o certificado de conclusão diretamente das mãos do ministro e da secretária. Entre eles estava , técnico em Agropecuária da EMATER, que destacou a importância da formação para sua atuação profissional. “Foi uma satisfação grande terminar o curso, aprendi coisas que não sabia e poderei repassar esse conhecimento para os produtores rurais aos quais nós, da EMATER, prestamos assistência técnica”, afirmou.
Contratos de cessão de uso de águas da União
Na cerimônia, também foram assinados quatro contratos de cessão de uso de águas da União para fins de aquicultura: um no reservatório da UHE Emborcação, no rio Paranaíba, município de Três Ranchos, e três no reservatório da UHE Cana Brava, no rio Tocantins, município de Minaçu. Juntos, os contratos somam uma capacidade de produção estimada em 13.460 toneladas de peixes por ano, com potencial de geração de 840 empregos.
Após a assinatura, o ministro André de Paula ressaltou o potencial hídrico do estado. Conhecido como “Berço das Águas” por abrigar nascentes que alimentam três das maiores bacias hidrográficas do país, Goiás ainda produz menos pescado do que poderia. “Contratos como esse, que potencializam a capacidade de produção do estado, são muito importantes. São iniciativas que vão sendo tocadas e vão mudando a realidade do nosso setor para melhor. Nós temos que ampliar a nossa produção de pescado e nós temos que, sobretudo, fomentar o nosso consumo”, afirmou.
Aula sobre políticas públicas
Durante o evento, a secretária Fernanda de Paula também ministrou uma aula com o tema “Políticas públicas para o desenvolvimento da aquicultura”, na qual apresentou o trabalho realizado pelo governo federal, além de abordar as oportunidades e desafios atuais do setor.
Ao falar sobre o curso, Fernanda destacou seu caráter inovador. “O curso Multiplicadores Aquícolas é o primeiro curso da área de aquicultura que é 100% gratuito e 100% online da história do Brasil”, disse.
Curso e próximos passos
O curso é resultado de parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Inicialmente, a meta era capacitar mil agentes multiplicadores, mas já são quase 6 mil inscritos em todo o Brasil, dos quais 148 em Goiás.
Até o final deste ano, estão previstas mais seis aulas presenciais do curso, que ocorrerão em localidades estratégicas e deverão ser divulgadas em breve.



