Notícias
AQUICULTURA
Fortalecimento da aquicultura no Ceará: capacitação, pesquisa e apoio à produção
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vem intensificando sua atuação no estado do Ceará com uma série de ações voltadas ao fortalecimento da aquicultura no estado. Em parceria com universidades, produtores locais e órgãos federais como a Codevasf, as iniciativas abrangem desde investimentos em pesquisa e formação técnica até o apoio direto a aquicultores familiares, para o desenvolvimento econômico regional por meio da geração de emprego e renda de forma sustentável, totalizando um aporte de investimento superior a R$ 7 milhões.
Uma das frentes de atuação do Ministério é a modernização da Estação de Aquicultura “Professor Doutor Raimundo Saraiva Costa”, ligada ao Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto visa a implantação de um Núcleo de Aquicultura Sustentável, com foco em ensino, pesquisa, extensão e inovação.
A estação realiza atividades fundamentais, como a reprodução e engorda de peixes, além de desenvolver pesquisas com aquaponia e outras tecnologias inovadoras para a produção de organismos aquáticos.

- Tanques suspensos de geomembrana e tela galvanizada devidamente instalados para produção de peixes em escala piloto com tecnologia de bioflocos
Além disso, a Unidade de Pesquisa em Piscicultura Marinha – UPMAR no Centro de Estudos Ambientais Costeiros – CEAC, do Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR da Universidade Federal do Ceará – UFC também está sendo beneficiada com a aquisição de novos equipamentos e adequação e aprimoramento da sua infraestrutura, localizada no Centro de Estudos Ambientais Costeiros do Instituto de Ciências do Mar da UFC. A unidade é referência na área de reprodução de peixes marinhos como pioneira na reprodução artificial do ariacó (Lutjanus synagris), peixe vermelho de valor comercial e de sabor muito apreciado no Ceará, bem como em todo o Nordeste do Brasil.
Carcinicultura e interiorização da produção
As parcerias com a Codevasf promovem capacitações para produtores de camarão em viveiros escavados, que abordam temas como construção de viveiros, qualidade da água e boas práticas de manejo.

- Uma das turmas de capacitação de pequenos produtores de camarão
“A produção de camarão no Ceará tem um enorme potencial. Este é apenas o começo de uma série de ações que visam consolidar e expandir a atividade na região”, destacou o ministro André de Paula. O Ceará é o maior produtor de camarão cultivado do Brasil, com mais de 84 mil toneladas produzidas em 2024, segundo dados do IBGE.
A parceria do Ministério com a Codevasf também entregou equipamentos e insumos a pequenos produtores. A ação beneficiará mais de 22 municípios na área de atuação da Codevasf, para produção de camarão. Foram entregues kits carcinicultura e kits comercialização, contendo equipamentos para manejo e comercialização do pescado.
A iniciativa faz parte do Projeto de Interiorização da Produção de Camarões e Fortalecimento da Piscicultura no Estado do Ceará, que tem como objetivo levar a aquicultura para o interior do estado, fomentando a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável.





