Notícias
PESCA ARTESANAL
I Festival do Pescado Artesanal apresenta sabores da culinária tradicional pesqueira
Com a finalidade de compreender o entendimento da comunidade acadêmica sobre o projeto ““RU: na hora do pescado artesanal”, foi realizado o I Festival do Pescado Artesanal, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no dia 30 de setembro. A iniciativa é fruto das ações do Programa Povos da Pesca Artesanal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a UFRPE, através do Departamento de Pesca e Aquicultura (DEPAq).
No Festival, foi instaurado um espaço de degustação de caldeirada de mariscos e sururu, preparados com produtos oriundos da pesca artesanal, a partir de técnicas tradicionais e saberes da comunidade pesqueira local. Os presentes também preencheram um formulário de pesquisa relacionado à relevância da inserção do pescado artesanal no cardápio do restaurante universitário da UFRPE, elaborado pela equipe do projeto.
A professora do curso de Engenharia de Pesca da UFRPE e coordenadora acadêmica do projeto, Ilka Branco, destaca que o projeto tem o objetivo de desenvolver ações de extensão pesqueira com recorte interdisciplinar para os integrantes das colônias de pesca e seus associados em Pernambuco. “As ações incluem qualificações, oficinas e assistência técnica sistemática, com foco na adequação às exigências sanitárias vigentes, visando a introdução dos produtos da pesca artesanal no mercado formal, inclusive nos restaurantes universitários da UFRPE e da UFPE”, destaca.
“Essa iniciativa permitirá refeições de elevado nível nutricional para a comunidade universitária das duas instituições, ao mesmo tempo em que fortalece a cadeia produtiva do pescado artesanal. Os próximos passos do projeto envolvem a realização de ações conjuntas com a UFPE, diretamente nas colônias de pesca, além de uma robusta articulação institucional voltada à valorização cultural das comunidades pesqueiras por meio da compra direta para os Restaurantes Universitários de Pernambuco”, apresenta.
Segundo o diretor do Departamento de Inclusão Produtiva e Inovações do MPA, Diogo Nunes, o grande desafio é tornar esses projetos pilotos em política pública. “Está nas metas a ampliação do projeto para outras regiões, através do Acordo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, buscando inclusive trazer inovação para os processos relacionados à complexa cadeia produtiva da pesca artesanal”. Ele ressalta ainda que o projeto na UFRPE conta com a participação e controle social, através de um Comitê de Acompanhamento no âmbito da Universidade.
Sabores e saberes
O Festival do Pescado Artesanal representa mais que uma atividade gastronômica: é um movimento institucional que conecta saberes tradicionais a práticas de extensão pesqueira, promovendo inclusão, segurança alimentar e o fortalecimento da economia local.
O projeto "RU na hora do Pescado Artesanal", realizado pela Secretaria Nacional da Pesca Artesanal do MPA, tem o objetivo de levar peixes e mariscos para os cardápios dos restaurantes universitários de todo o Brasil, incentivando o consumo do pescado artesanal e a geração de renda para muitas famílias tradicionais. Além disso, a proposta visa o fortalecimento cultural material e imaterial das comunidades ao valorizar as comidas tradicionais locais. A meta do projeto é atender, nos próximos anos, cerca de 10 mil pescadores e pescadoras e 100 mil estudantes de baixa renda das Universidades Federais.